POLÍTICA DE APOIO À CAPTAÇÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS NO BRASIL: ANÁLISE DO RANKING ICCA ENTRE 2003 E 2009
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i3.440Palavras-chave:
Turismo. Políticas públicas. Eventos internacionais. Embratur. Convention Bureaux. Brasil.Resumo
O artigo analisa a relação entre o constatado aumento do número de eventos internacionais sediados no Brasil no período de 2003 a 2009, segundo o ranking da International Conference and Convention Association (ICCA), e a então implantada política federal de apoio à captação de eventos pela EMBRATUR. A metodologia do trabalho, essencialmente qualitativa, consistiu em levantamento de dados secundários aliado à pesquisa de campo por meio de entrevistas pessoais com gestores públicos da política na EMBRATUR e a questionários junto aos representantes dos Conventions Bureaux para avaliar a opinião daqueles que potencialmente se beneficiam da política e que auxiliam em sua implementação. Observou-se que, tanto na opinião institucional quanto na dos parceiros na implementação, a política de apoio figura, dentre outros motivos, como fator colaborador para o aumento do número de eventos internacionais sediados no Brasil neste período.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).