FEMINITY AT THE BEACH – ISSUES ON FASHION, GENDER AND TOURISM IN ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i3.340Palavras-chave:
Estudos Sociais do Turismo. Atividades Turístico-Recreativas. Gênero. Moda. Argentina.Resumo
O artigo analisa as mudanças estruturais produzidas na sociedade industrial ao redor de 1910, que permitiram às mulheres terem mais liberdade, começando pela prática de esportes, seguindo, após a Primeira Grande Guerra, com a inclusão no turismo. No entanto, a liberdade das mulheres em viagem era aparente, desde que os costumes tradicionais continuavam sendo muito rígidos, de acordo com os preceitos culturais decorrentes do paternalismo, dominante naquele tempo. Será só no final da Segunda Grande Guerra que as mulheres começarão a ter força para decidir o próprio destino. Dita transição vê-se refletida principalmente na moda, que será analisada com foco no turismo, examinando revistas da época, assim como fotografias do período focado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).