UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS ACADÊMICOS E MIDIÁTICOS DO AGROTURISMO EM SANTA ROSA DE LIMA/SC
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i3.329Palavras-chave:
Turismo. Agroturismo. Discursos. Santa Rosa de Lima - SC.Resumo
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o turismo comunitário em área rural enquanto atividade que transforma e modifica pessoas e ambientes, visto ser antes de tudo uma área que permeia contextos e vidas nas mais distintas dimensões do viver humano. Analisamos esta realidade a partir das interseções e diferenças entre os discursos produzidos em duas pesquisas realizadas nos últimos dois anos. Cada uma, a partir de um olhar distinto (pesquisa 1 – discurso acadêmico / pesquisa 2 – discursos midiáticos) sobre o mesmo fenômeno, apresenta eixos diferenciados de avaliação sobre as percepções que os sujeitos podem construir de uma mesma situação. Para a elaboração desse texto traçamos os seguintes percursos metodológicos: leitura dos resultados de cada pesquisa, seleção dos discursos considerando as categorias de análise convergentes e divergentes e por fim a análise conjunta dos dados e a discussão dos mesmos. Ao final percebemos a existência de dois discursos, com um formato ou uma imagem do turismo desvirtuada do fenômeno em análise e, portanto capaz de criar expectativas ou desestímulo desnecessário e até prejudicial às propostas futuras de crescimento da atividade turística na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).