Distância temporal na avaliação de hotéis e seus efeitos na satisfação e no boca-a-boca
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3057Palavras-chave:
Distância temporal, Motivos de viagem (negócio/lazer), Satisfação, Boca-a-boca (WOM), Atributos tangíveis e intangíveisResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a influência da distância temporal na avaliação de atributos tangíveis e intangíveis em experiências de hospedagem, e seus efeitos sobre a satisfação e a intenção de boca-a-boca (WOM). Baseado na Teoria da Distância Psicológica e na Teoria dos Níveis de Construção (CLT), o modelo teórico foi inicialmente validado por 17 especialistas, entre profissionais acadêmicos e hoteleiros. Posteriormente, um survey foi aplicado a 482 hóspedes brasileiros cuja última hospedagem havia ocorrido entre menos de 1 mês e até 24 meses antes da coleta. A análise foi conduzida com modelagem de equações estruturais e análise multigrupo (MGA). Os resultados indicam que a satisfação não apresentou variação estatística significativa entre atributos tangíveis e intangíveis ao longo do tempo. Por outro lado, o boca-a-boca foi mais influenciado por atributos tangíveis em avaliações próximas ao consumo e por atributos intangíveis em avaliações mais distantes, especialmente moderado pelo motivo da viagem (negócios ou lazer). O estudo contribui ao integrar construtos psicológicos à literatura de comportamento do consumidor em turismo, oferecendo implicações práticas para estratégias de marketing e gestão hoteleira.
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