Caracterização de segmentos e atrativos turísticos por meio da mineração de dados e análise de redes no TripAdvisor
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2950Palavras-chave:
Turismo, Geoprocessamento, Atrativos turísticos, Análise de comentários, Mineração textual, TripAdvisorResumo
Este estudo tem como objetivo compreender segmentos e atrativos turísticos por meio de uma metodologia replicável para outros estados brasileiros, ampliando a compreensão da percepção dos visitantes e facilitando a tomada de decisões por planejadores e gestores de destinos turísticos, assim como dando suporte a elaboração de políticas públicas para o setor. A metodologia se desenvolve por meio da aplicação de técnicas de mineração de dados textuais, análise textual estatística e análise de redes em um banco de dados qualitativo de avaliação dos visitantes deixados no TripAdvisor. São utilizadas informações resultantes de comentários provenientes de mídia social especializada em turismo com vistas a analisar o discurso dos visitantes sobre os atrativos turísticos do Piauí. Estes foram alcançados a partir do uso de Big Data aplicado aos rastros deixados pelos viajantes no TripAdvisor, a respeito dos atrativos turísticos. O banco de dados qualitativos foi tratado com o uso de softwares livres voltados à análise textual, tratamento dos dados e análise das redes. Conclui-se que, a partir dos resultados é possível compreender a demanda turística no Piauí e propor uma metodologia de análise do discurso associada à análise espacial capaz de fundamentar a gestão de destinos, atrativos e o desenvolvimento de políticas públicas.
Downloads
Referências
Acauan, L. V., Abrantes, C. V., Stipp, M. A. C., Trotte, L. A. C., Paes, G. O., & Queiroz, A. B. A. (2020). Utili-zação do software Iramuteq® para análise de dados qualitativos na Enfermagem: um ensaio reflexivo. REME-Revista Mineira de Enfermagem, 24(1), 1-5. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200063
Aleqabie, H., Sfoq, M. S., Albeer, R. A., & Abd, E. H. (2024). A review of text mining techniques: Trends, and appli-cations in various domains. Iraqi Journal For Computer Science and Mathematics, 5(1), 125–141. https://doi.org/10.52866/ijcsm.2024.05.01.009
Almeida, G., Guimarães, I., Jacob Jr., A., & Lobato, F. (2020). Fontes de dados gerados por usuários: Quais plata-formas considerar?. In Anais do IX Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, SBC, (pp. 25-36). https://doi.org/10.5753/brasnam.2020.11160
Almeida, J. F., & Souza, T. C. (2019). Políticas públicas e o turismo cultural: Um estudo sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. Caderno de Turismo e Patrimônio Cultural, 14(1), 89-102. https://www.scielo.br/j/inter/a/M8KWCLbVs5v4vzqzdY49x5s/?format=pdf&lang=pt
Baum, T., & Hai, N. T. T. (2020). Hospitality, tourism, human rights and the impact of COVID-19. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 32(7), 2397-2407. https://doi.org/10.1108/IJCHM-03-2020-0242
Beni, M. C. (2020). Turismo e Covid-19: algumas reflexões. Rosa dos Ventos, 12(3), 1-23.
Borges, J. L. C., Perinotto, A. R. C., & Braga, S. S. (2024). O uso de técnicas de Crowdsourcing, Big Data e análise de Redes aplicadas à Demanda Turística. Marketing & Tourism Review, 9(1), 1-39. https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8168
Borges, J., Jankowski, P., & Davis Jr., Clodoveu Augusto (2016). A Study On The Use Of Crowdsourced Infor-mation For Urban Decision-Making. Revista Brasileira de Cartografia, 68(4), 695-703, Special Edition Geoinformation and Spatial Analysis. https://doi.org/10.14393/rbcv68n4-44276
Borges, J., Jankowski, P., & Davis Junior, C. A. (2015). Crowdsourcing for Geodesign: Opportunities and Chal-lenges for Stakeholder Input in Urban Planning. In Robbisluter, C., Cruz, C. B. M. & Menezes, P. M. L. (Org.), Cartography - Maps Connecting the World (1st ed., vol. 1, pp. 361-373), Springer International Publishing, 2015.
Borges, J., & Zyngier, C. (2014). Crowdsourcing, a Citizen Participation Challenge. Journal of Land Use Mobility and Environment, INPUT 2014. http://www.tema.unina.it/index.php/tema/article/view/2510
Borges, J. L. C. (2017). O Potencial da Informação Geográfica Voluntária como Suporte à Democracia no Plane-jamento e Gestão do Território. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositó-rio Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MMMD-AWFU4P
Borges, V. D. P. C., Vieira, V. B., & Perinotto, A. R. C. (2021). Informações e dados científicos, tropeços de gestão e desenvolvimento do turismo (o caso da região turística do estado do Piauí no Brasil). Сервис в России и за рубежом, 4 (96), 48-66. https://cyberleninka.ru/article/n/information-and-scientific-data-stumbles-of-tourism-management-and-development-the-case-on-tourist-region-of-the-state-of-piau-in
Borges, V. P. C. (2018a). Política Pública e Planejamento Estratégico do Turismo no Território Polo Costa do Delta: Um Modelo de Desenvolvimento Turístico. [Tese de Doutorado, Universidade de Coimbra]. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/80400
Borges, V. P. C. (2018b). Rota das emoções: paisagem cultural e turismo no Polo Costa do Delta. Cadernos de Geografia, (37), 81-97. https://doi.org/10.14195/0871-1623_37_7
Brabham, D. C. (2008). Crowdsourcing as a model for problem solving: An introduction and cases. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 14(1), 75-90. https://doi.org/10.1177/1354856507084420
Braga, S. S. (2021). Caracterização e avaliação dos territórios turísticos do litoral piauiense. [Tese de Doutora-do, Universidade Federal do Piauí]. https://drive.google.com/drive/folders/18ygSx031wZAx8U3L3e9kd3Nz6JFWvcQy
Braga, S. S., Guzzi, A., Perinotto, A. R. C., & Malta, G. A. P. (2022). Análise da atratividade turística do litoral pi-auiense: atualização da avaliação dos atrativos turísticos, entre 2010 e 2020. Revista Turismo em Aná-lise, 33(1), 29-49. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p29-49
Braga, S. S., Kanitz, H. G., Perinotto, A. R. C., & Gonçalves, M. F. (2022). A Carnaúba e seus possíveis usos turís-ticos do Litoral do Piauí. Revista De Turismo Contemporâneo, 10(3), 516-535. https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n3ID26818
Bresser-Pereira, L. C. (2007). O processo histórico do desenvolvimento econômico. https://www.bresserpereira.org.br/papers/2007/07.21.ProcessoHistoricoDoDesenvolvEconomico-Agosto23.pdf
Caldevilla-Domínguez, D., Barrientos-Baéz, A., & Gorozhankina, T. (2023). Comunicación persuasiva en Turismo: del español al ruso. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 203-217. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31651
Castrogiovanni, A. C. (2013). Turismo, organização e reconstrução do espaço urbano contemporâneo. Rosa dos ventos, 5(3), 381-389. https://www.redalyc.org/pdf/4735/473547094002.pdf
Chua, A., Servillo, L., Marcheggiani, E., & Moere, A. V. (2016). Mapping Cilento: Using geotagged social media data to characterize tourist flows in southern Italy. Tourism Management, 57, 295–310. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.06.013
Clemente, A. C. F., Andrade, L. G., Stoppa, E. A., & Oliveira Santos, G. E. (2020). Políticas públicas frente aos impactos econômicos da Covid-19 no Turismo. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, 8(14), 73-85. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v8i14.32210
Coimbra, K. S., & Oliveira, M. A. S. A. (2020). Políticas públicas de turismo na requalificação do Mercado Central de Teresina (Piauí, Brasil). Turismo e Sociedade, 13(2), p. 145-162. https://revistas.ufpr.br/turismo/article/view/72946/42859
Costa, A. C., & Ferreira, L. P. (2018). Desafios e oportunidades na integração do turismo cultural com o turismo de sol e praia: Um estudo de caso. Revista Brasileira de Turismo, 15(2), 98-115. https://doi.org/10.2139/rbtur.v15n2.2018
Costa, C. M., & Gonçalves, R. M. (2019). Desafios na governança do turismo: A necessidade de sistemas inte-grados de informação. Revista de Gestão e Planejamento, 20(4), 112-129. https://doi.org/10.1590/rgp.v20n4.2019
Costa, J. K. B., Sousa Severo, A. L., & Silva Marques, P. (2009). Turismo Cultural e eventos em Teresina: valori-zação pelo conhecimento. I Concurso de produção científica do centro de ciências sociais aplicadas. Universidade Estadual do Piauí.
Cristaldo, R. C., Senna, J. R., & Matos, L. S. (2018). The founding narratives of the myth of economic develop-ment and the Brazilian neo-developmentalism. Revista de Administração Pública, 52(3), 527-553. https://doi.org/10.1590/0034-7612169612
Cunha, J. M. A., & Silva, M. V. (2018). O turismo global em Barra Grande (PI): novos processos socioculturais, multifuncionalidade e pluriatividade no espaço rural. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), 11(2), 273-301. https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6580/4200
Dall'Agnol, S. (2012). Impactos do turismo x comunidade local. In Seminário de Pesquisa em Turismo do Merco-sul, 7., Anais, p. 1-15. http://www.ucs.br/ucs/tplVSeminTur%20/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_7/gt02/arquivos/02/06_Dall_Agnol
Dang, T. D. & Nguyen, M. T. (2023). Systematic review and research agenda for the tourism and hospitality sec-tor: co-creation of customer value in the digital age. Future Business Journal, 9(94), 1-14. https://doi.org/10.1186/s43093-023-00274-5
Del Chiappa, G., & Baggio, R. (2015). Knowledge transfer in smart tourism destinations: Analyzing the effects of a network structure. Journal of Destination Marketing & Management, 4(3), 145-150. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2015.02.001
Demo, P. (2000). Metodologia do conhecimento científico. Atlas.
Echeverri, R. (2009). Identidade e território no Brasil. IICA.
Endres, A. V., & Pakman, E. T. (2019). A governança das políticas de turismo: o papel dos espaços de participa-ção na perspectiva da análise de redes e da teoria institucional. Revista Brasileira De Pesquisa Em Tu-rismo, 13(1), 1–18. https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i1.1431
ESRI (2023). Kernel Density (Spatial Analysis). https://pro.arcgis.com/en/pro-app/latest/tool-reference/spatial-analyst/kernel-density.html
Feger, J. E., et al. (2022). Consumo da gastronomia caiçara no litoral sul de São Paulo: Uma análise a partir dos comentários dos usuários do TripAdvisor. CULTUR, 16(2), 1-30. https://doi.org/10.36113/cultur.v16i2.3408
Ferreira, J. M. C. (2002). Trabalho e sindicalismo no contexto da globalização. In Ferreira, J. M. C., & Scherer-Warren, I. (Orgs.). Transformações sociais e dilemas da globalização: um diálogo Brasil/Portugal (p. 211-241). Cortez.
Furtado, C. (1998). O mito do desenvolvimento econômico. Paz e Terra.
Gazoni, J. L., Silva, E. A. M., & Fortes, J. A. A. S. (2017). A oferta de transporte e a demanda turística no Brasil: uma análise de componente principal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2049-2059. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10437
Gomes, D. O. B. (2011). Mineração, turismo e ambiente em Pedro II, Piauí. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. https://repositorio.unesp.br/items/17255a9b-59fc-4ce9-8688-1150ffc3c8f9
Gomes, F. J., & Almeida, T. S. (2017). O papel das mídias sociais na escolha de destinos turísticos: Uma análise dos comentários no TripAdvisor. Turismo & Sociedade, 10(2), 45-60. https://doi.org/10.2139/tsoc.v10n2.2017
Gonçalves, G. D. C., & de Oliveira, F. T. (2023). O uso do Data Science na análise dos indicadores do Turismo: uma revisão das pesquisas no Brasil (2012-2022). RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 13(1), 130-146. https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/15130
Guidon, N. (1995). Pesquisas arqueológicas em São Raimundo Nonato (Piauí): novos dados. Revista de Arqueo-logia, 8(2), 37-46, 1994-95.
Guimarães, V. (2024). Marketing digital em serviços. Senac São Paulo.
Hussein, A. N., Hosseini, A., Shirkhodai, M., & Abedin, B. (2024). Identifying the Development Trends of Tourism Marketing Based on Media Technology in Karbala tourism Offices. Revista De Gestão Social E Ambien-tal, 18(9), e6671. https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n9-099
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2015). Indicadores de desenvolvimento sustentável: Bra-sil. IBGE.
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). (2023). Desmatamento do Cerrado sobe 88% na Bahia e no Piauí. https://ipam.org.br/desmatamento-do-cerrado-sobe-88-na-bahia-e-no-piaui/
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (2021). Patrimônio Arqueológico – PI. http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/565/
Issa, Y. S. M. M. (2008). Produção do turismo e sítios simbólicos de pertencimento: inserção da comunidade local como fator de hospitalidade. In V Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, Anais.
Issa, Y. S. M. M., & Dencker, A. F. M. (2006). Processos de turistificação: dinâmicas de inclusão e exclusão de comunidades locais. In IV SEMINTUR, Anais..
Landauer, T. K., Foltz, P. W., & Laham, D. (1998). Introduction to latent semantic analysis. Discourse Processes, 25(2-3), 259-284. https://doi.org/10.1080/01638539809545028
Liu, F. (Ed.). (2025). Text mining: Challenges, algorithms, tools, and applications. Information (Special Issue). MDPI. https://www.mdpi.com/journal/information/special_issues/S5XR368PW3
Malta, G. A. P., Braga, S. S., & Barbosa, M. F. P. (2019). Concepções de desenvolvimento econômico e a com-preensão do papel do turismo na redução da pobreza. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13, 16-31. https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i2.1513
Manning, C. D., & Schütze, H. (1999). Foundations of statistical natural language processing. MIT Press.
Manning, C. D., Raghavan, P., & Schütze, H. (2008). An introduction to information retrieval. Cambridge Univer-sity Press.
Martins Filho, J. (2014). Dinâmica espacial e condicionantes para o desenvolvimento dos serviços ligados ao turismo no Piauí: uma leitura geográfica da organização do espaço litorâneo. [Tese de Doutorado, Uni-versidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17540
Martorell, F. J. B. (2020). Políticas públicas de turismo Sostenible: perspectiva hispano brasilena. Veredas do Direito–Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, 17(39), 11-37. https://doi.org/10.18623/rvd.v17i39.1726
Mazanec, J. A. (2020). Hidden theorizing in big data analytics: With a reference to tourism design research. An-nals of Tourism Research, 83, 102931. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102931
Medeiros, R. M., França, M. V., Holanda, R. M., Saboya, L. M. F., Cunha Filho, M., & Araújo, W. R. (2022). A Lagoa do Portinho-Piauí, Brasil e suas contribuições ao turismo e meio ambiente. RECIMA21-Revista Científi-ca Multidisciplinar, 3(2), e321177-e321177. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1177
Mendonça, R. M., & Silva, M. J. (2017). A sustentabilidade do turismo cultural: Perspectivas e desafios. Revista de Estudos Culturais, 9(3), 54-70. https://doi.org/10.2139/rec.v9n3.2017
Miranda, T. S., Lisboa Filho, J., Souza, W. D., Silva, O. C., & Davis Junior, C. A. (2011). Volunteered Geographic Information in the Context of Local Spatial Data Infrastructures. In Urban Data Management Symposium (UDMS), Proceedings of the 28th Urban Data Management Symposium, (pp. 123-138), CRC Press/Balkema.
Mkono, M., & Markwell, K. (2014). The application of netnography in tourism studies. Annals of Tourism Re-search, 48, 289-291.
Mondo, T. S., Perinotto, A. R., & Souza-Neto, V. (2022). A user-generated content analysis on the quality of res-taurants using the TOURQUAL model. Journal of Global Business Insights, 7(1), 1-15. https://www.doi.org/10.5038/2640-6489.7.1.1172
Oliveira, R., & Machado, L. (2020). Análise da atratividade dos destinos de sol e praia no litoral nordestino: Um estudo de caso. Revista Brasileira de Turismo, 12(3), 45-62. https://doi.org/10.2139/rbtur.v12n3.2020
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (s/d). Trabalhando com o Brasil. https://www.oecd.org/latin-america/Active-with-Brazil-Port.pdf
Organização Mundial do Turismo. (2024). Turismo global vai retomar nível pré-pandemia em 2024. https://news.un.org/pt/story/2024/01/1826512
Panosso Netto, A. (2010). O que é turismo. Brasiliense.
Pecqueur, B. (1996). Dynamiques Territoriales et Mutations Économiques. Ed. L’ Harmattan.
Perinotto, A. R. C. (2013). Investigando a comunicação turística de Parnaíba/PI-Brasil: Internet, redes sociais, descrição e análise. Revista de Investigación en Turismo y Desarrollo Social, 6(15), 1-25. https://www.eumed.net/rev/turydes/15/parnaiba.html
Perinotto, A. R. C., & Santos, A. K. P. (2011). Patrimônio cultural e turismo: um estudo de caso sobre a relação entre a população parnaibana e o Complexo Porto das Barcas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Tu-rismo, 5(2), 201-225. https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i2.413
Perinotto, A. R. C., Silva, R. R. B., & Braga, S. S. (2020). O impacto das redes sociais no processo de decisão de compra do destino Praia de Atalaia, Luís Correia, Piauí. Revista Turismo & Cidades, 2(3), 87–107. https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/13271
Piauí. Secretaria de Turismo do Governo do Piauí. (s/d). Piauí tem mais seis municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. https://www.pi.gov.br/noticias/piaui-tem-mais-seis-municipios-inseridos-no-mapa-do-turismo-brasileiro/
Piauí. Secretaria de Turismo do Governo do Piauí. (2023). Polos. https://turismo.pi.gov.br/polos/
Proença, A. R. G. B., & Panosso Netto, A. (2022). Turismo em territórios indígenas: desenvolvimento e impacto sociocultural na Comunidade Indígena Nova Esperança “Pisasú Sarusawa” (Rio Cuieiras - Amazonas). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2408. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2408
Putrick, S. C. (2019). O turismo na rota das emoções e no desenvolvimento socioeconômico de municípios do estado do Piauí. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Paraná]. https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/64407
Putrick, S. C., Braga, S. S. & Perinotto, A. R. C. (2021). Histórico das políticas públicas de turismo no Litoral Pi-auiense – Brasil. Tourism and Hospitality International Journal, 17(1), 93-113. https://doi.org/10.57883/thij17(1)2021.30916
Putrick, S. C., Silveira, M. A. T., & Cury, M. J. F. (2019). Redes de Articulação de Turismo e Pesca da Rota das Emoções no Estado do Piauí–Brasil. Perspectiva Geográfica, 11(15), 198-206. https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16814
Reinert, M. (1983). Une méthode de classification descendante hiérarchique: Application à l'analyse lexicale par contexte. Cahiers de l'analyse des données, 8(2), 187-198.
Romero, A., Porto, N., & Garbero, N. (2024). Especialización turística y calidad de vida en las jurisdicciones ar-gentinas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 18, e-2781. https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2781
Santana, J. C., Maracajá, K. F. B., & de Araujo Machado, P. (2020). Avaliação de serviços no turismo: um mapa conceitual da teoria à prática. Revista Turismo em Análise, 31(3), 499-517. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p499-517
Santos, A. J. F., & D'Emery, R. A. (2022). Desenvolvimento de uma plataforma de Dados Abertos para Análise do Auxílio Emergencial do Brasil durante a COVID-19: uma abordagem web scraping. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (pp. 197-206). SBC.
Santos, F. C. V., Lima, L. B., Nascimento, M. S., Braga, S. S., & Guzzi, A. (2019). O potencial do Birdwatching na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí, Brasil). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), 12(5), 854-865. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6731
Santos, Glauber E. O., Perinotto, A. R. C., Silveira, Carlos E., Medaglia, J., Lobo, Heros A. S., Minasse, Maria H. S. G. G., & Travassos, Luiz E. P. (2017). Demanda turística por destinos com severas limitações de acesso: Casos brasileiros. PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 15(3), 519-531. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2017.15.035
Santos, M. (2011). Economia espacial: críticas e alternativas (2a ed.). USP.
Schneider, S., & Tartaruga, I. G. P. (2004). Território e abordagem territorial: das referências cognitivas aos aportes aplicados à análise dos processos sociais rurais. Revista Raízes, 23(01 e 02), 99-116.
Silva, A. C., Vidal, M., & Pereira, M. G. (2006). Impactos ambientais causados pela mineração e beneficiamento de caulim. REM: Rev. Esc. Minas, 54(2). https://doi.org/10.1590/S0370-44672001000200010
Silva, M. C. L., Lima, S. S., Braga, S. S., & Melo, R. S. (2020). Transformações na Rota Turística do Delta do Par-naíba (PI/MA): percurso histórico. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 13(4), 689-707. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2020.v13.10464
Silva, M. M. M. (2013). O turismo nas ondas do litoral e das políticas públicas do Piauí. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. 2013. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/IGCC-9LLJ98
Silva, N. R. da, & Koga, É. S. (2023). Evolução das pesquisas sobre big data e turismo: Revisão sistemática da literatura nacional. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023043. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1033
Silva, R. M., & Rodrigues, A. F. (2019). Desafios da infraestrutura e coesão social no desenvolvimento do turis-mo sustentável. Revista de Desenvolvimento Regional, 14(2), 67-83. https://doi.org/10.2139/rdr.v14n2.2019
Silveira, M. A. T. (2002). Turismo, políticas de ordenamento territorial e desenvolvimento: um foco no estado do Paraná no contexto regional. [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo].
Silveira, M. A. T. (2005). Turismo e estratégias de desenvolvimento local. Interações, 7(11), 129-140.
Siqueira, A. . J. S., Nascimento, M. S., Santos, S. S., Guzzi, A., & Braga, S. S. (2024). Atividade turística e pertur-bações sobre aves migratórias neárticas no litoral do Estado do Piauí, Brasil. Sociedade & Natureza, 36(1), e71047. https://doi.org/10.14393/SN-v36-2024-71047
Srivastava, A. N., & Sahami, M. (Ed.). (2009). Text mining: Classification, clustering, and applications. Chapman & Hall/CRC.
Stănescu, A., & Delcea, C. (2024). A bibliometric analysis of text mining: Exploring the use of natural language processing in social media research. Applied Sciences, 14(8), 3144. https://doi.org/10.3390/app14083144
Tan, P. N., Steinbach, M., Karpatne, A., & Kumar, V. (2019). Introduction to data mining (2nd ed.). Pearson Edu-cation.
Trigo, L. G. G. (1996). Turismo e qualidade: tendências contemporâneas. Papirus.
Unurlu, C. (2022). The integration of social media into event tourism. In Research Anthology on Social Media Advertising and Building Consumer Relationships (pp. 1776-1792). IGI Global.
UNWTO. World Tourism Organization. (2023). Tourism’s importance for growth highlighted in World Economic Outlook Report. https://www.unwto.org/news/tourism-s-importance-for-growth-highlighted-in-world-economic-outlook-report
Urry, J. (1996). O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. Tradução de Carlos Eugenio Marcondes de Moura. Estudio Nobel: Sesc.
Vieira, A. F., & Araújo, J. L. L. (2015). Turismo e sustentabilidade ambiental na comunidade de Barra Grande, Cajueiro da Praia, Piauí (PI). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(3), 519–536. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.994
Viñas, L. C., & Gómez, M. (2023). El impacto de la COVID-19 en la demanda turística internacional. ININEE CIEN-CIA, 1(1), 23-38. https://publicaciones.umich.mx/revistas/ininee-ciencia/ojs/article/download/5/4
Vu, H. Q., Li, G., Law, R., & Ye, B. H. (2015). Exploring the travel behaviors of inbound tourists to Hong Kong using geotagged photos. Tourism Management, 46, 222–232. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.07.003
Weiss, S. M., Indurkhya, N., Zhang, T., & Damerau, F. J. (2005). Text mining: Predictive methods for analyzing unstructured information. Springer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Riani Costa Perinotto, Júnia Lúcio de Castro Borges, Solano de Souza Braga, Priscila Cembranel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).