Caracterização de segmentos e atrativos turísticos por meio da mineração de dados e análise de redes no TripAdvisor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2950

Palavras-chave:

Turismo, Geoprocessamento, Atrativos turísticos, Análise de comentários, Mineração textual, TripAdvisor

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender segmentos e atrativos turísticos por meio de uma metodologia replicável para outros estados brasileiros, ampliando a compreensão da percepção dos visitantes e facilitando a tomada de decisões por planejadores e gestores de destinos turísticos, assim como dando suporte a elaboração de políticas públicas para o setor. A metodologia se desenvolve por meio da aplicação de técnicas de mineração de dados textuais, análise textual estatística e análise de redes em um banco de dados qualitativo de avaliação dos visitantes deixados no TripAdvisor. São utilizadas informações resultantes de comentários provenientes de mídia social especializada em turismo com vistas a analisar o discurso dos visitantes sobre os atrativos turísticos do Piauí. Estes foram alcançados a partir do uso de Big Data aplicado aos rastros deixados pelos viajantes no TripAdvisor, a respeito dos atrativos turísticos. O banco de dados qualitativos foi tratado com o uso de softwares livres voltados à análise textual, tratamento dos dados e análise das redes. Conclui-se que, a partir dos resultados é possível compreender a demanda turística no Piauí e propor uma metodologia de análise do discurso associada à análise espacial capaz de fundamentar a gestão de destinos, atrativos e o desenvolvimento de políticas públicas.

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Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba, PI, Brasil.

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Professor Associado (Efetivo) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba- Curso de Bacharelado em Turismo - Parnaíba-PI. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos na UECE. Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados, discussão dos resultados, captação do financiamento.

Júnia Lúcio de Castro Borges, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, MA, Brasil.

Professora adjunta de Turismo na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com doutorado em Urbanismo (UFMG e Universidades de Cagliari e Bolonha, Itália). Líder do grupo de pesquisa Paisagem e Turismo (UFMA/CNPQ). Contribuições: Revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados, discussão dos resultados.

Solano de Souza Braga, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

Professor no curso de bacharelado turismo e no mestrado em Turismo e Patrimônio (PPGTURPATRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Contribuições: Revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados, discussão dos resultados.

Priscila Cembranel, Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc), Jaraguá do Sul, SC, Brasil.

Professora e pesquisadora na Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC). Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brasil. Contribuições: Revisão da literatura, análise de dados, discussão dos resultados.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Perinotto, A. R. C., Borges, J. L. de C., Braga, S. de S., & Cembranel, P. (2024). Caracterização de segmentos e atrativos turísticos por meio da mineração de dados e análise de redes no TripAdvisor. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 18, 2950 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2950

Edição

Seção

Artigos - Turismo e Sociedade