O turismo como agente promotor e protagonista de aprendizagens em cidades educadoras (AICE)

perspectivando caminhos para a efetivação de seus princípios

Autores

  • Francielle de Lima Universidade Federal Do Pampa (Unipampa), Jaguarão, RS, Brasil.
  • Luciane Todeschini Ferreira Universidade De Caxias Do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2190-2305

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2902

Palavras-chave:

Turismo essencialmente pedagógico, Cidades Educadoras, Aproximações teóricas, Políticas públicas de turismo com viés pedagógico

Resumo

Na busca por avançar teórica e pragmaticamente resultados da dissertação de mestrado, em que se realizou  incursões reflexivas sobre o binômio “Turismo pedagógico”, as quais conduziram à construção de um conceito de turismo perspectivado pedagogicamente, ou seja, em que a dimensão pedagógica é constitutiva da essência do turismo, buscou-se associar o conceito de Turismo Essencialmente Pedagógico (TEP) a Cidades Educadoras (CE) – entendidas sob o escopo da Carta das Cidades Educadoras e da Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE), a fim de questionar se essa dimensão pedagógica intrínseca ao turismo poderia vir a ampliar a própria concepção de CE na efetivação de seus princípios. O presente artigo tem como objetivo analisar a perspectivação da dimensão pedagógica intrínseca ao turismo no conceito de CE (no escopo delimitado), apresentando caminhos possíveis. A pesquisa se define, em forma e conteúdo, como ensaio no que tange às teorizações e aproximações interpretativas pretendidas. Entre outras razões, no âmbito do escopo da pesquisa e de seus limites teóricos e metodológicos, a essencialidade pedagógica intrínseca ao turismo permite-lhe ser promotor e protagonista de aprendizagens em CEs e, com isso, ampliar a abrangência de público atingindo (não mais restrito ao escolar e ao cidadão) e melhor atender ao princípio de inclusão expresso na Carta. E um caminho possível para a efetivação desses objetivos poderia ser via políticas públicas de turismo com viés pedagógico.

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Biografia do Autor

Francielle de Lima, Universidade Federal Do Pampa (Unipampa), Jaguarão, RS, Brasil.

É doutora, mestre e bacharel em Turismo e Hospitalidade pela UCS (respectivamente, 2022, 2014 e 2010). Atua como Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - Jaguarão/RS, desde 2016. Integra o Núcleo e os Grupos de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais (CNPQ) e HoSt - Rede de Estudos em Hospitalidade (CNPq/UFF). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Como pesquisadora, atua na área de Turismo, dedicando-se especialmente aos seguintes temas: Educação, Hospitalidade, Cidade Educadora, Gestão e Políticas Públicas. Coordena a pesquisa intitulada "Turismo essencialmente pedagógico, Cidades Educadoras e Hospitalidade: um percurso metodológico de (re)formulação de políticas públicas de turismo com vistas ao desenvolvimento humano e social (TEPHCE)". Contribuições: Concepção da pesquisa; Revisão da literatura; Coleta de dados; Análise de dados; Discussão.

Luciane Todeschini Ferreira , Universidade De Caxias Do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil.

Professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), desde 1995. Doutora em Letras (2009) – Área de Concentração: Estudos da Linguagem/ Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Comunicação e Semiótica –PUC/SP (2000). Atua no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, desenvolvendo pesquisas na área e intersecção entre Turismo e Hospitalidade, Turismo e Educação, Turismo, Hospitalidade e Educação e Turismo Literário. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa “Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais” (CNPq) e do Grupo de Hospitalidade (Hospitur) da Universidade de Caxias do Sul. Contribuições: Concepção da pesquisa; Análise de dados; Discussão.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Lima, F. de, & Ferreira , L. T. (2024). O turismo como agente promotor e protagonista de aprendizagens em cidades educadoras (AICE): perspectivando caminhos para a efetivação de seus princípios. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 18, 2902 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2902

Edição

Seção

Artigos - Turismo e Sociedade