Segmentação turística
conceitos e realidades
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2826Palavras-chave:
Segmentação, Turismo, Conceitos, TipologiasResumo
A segmentação do mercado turístico é importante para agrupar os diferentes tipos de consumidores em segmentos e, com isso, oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades. Portanto, compreender as dinâmicas envolvidas no processo de segmentação turística é relevante para a definição das estratégias de marketing que estejam direcionadas a grupos específicos de clientes, além de auxiliar na formulação de políticas públicas de turismo e no planejamento de destinos e/ou espaços de interesse turístico. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão didática acerca dos principais conceitos e tipologias relacionados à segmentação do mercado turístico. Para tanto, foram discutidos os aspectos elementares da segmentação e suas abordagens; as principais bases utilizadas para segmentar o mercado; e onze tipologias de segmentação turística, além de elencar alguns segmentos emergentes no turismo. A presente pesquisa pode ser útil aos acadêmicos e profissionais do âmbito turístico, sobretudo àqueles que desejam maior entendimento sobre segmentação na área. Em termos teóricos, o estudo fornece conhecimentos essenciais para orientar a compreensão do tema. Em termos práticos, o estudo auxilia na otimização da oferta turística de acordo com diferentes segmentos.
Downloads
Referências
Ansarah, M. G. R., & Panosso Netto, A. (2010, setembro). A Segmentação dos Mercados como Objeto de Estudo do Turismo. Anais do VII Seminário Anptur, São Paulo/SP, Brasil. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/25.pdf
Bloom, J. Z. (2004). Tourist market segmentation with linear and non-linear techniques. Tourism Management, 25(6), 723-733. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2003.07.004
Dias, R., & Cassar, M. (2005). Segmentação do mercado turístico. In Fundamentos do marketing turístico. (pp. 132-156). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Dolnicar, S., Grün, B., & Leisch, F. (2018). Market Segmentation Analysis: Understanding it, Doing it, and Making it Useful. Springer, New York, NY. https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-10-8818-6
Dolnicar, S. (2004). Beyond “commonsense segmentation”: A systematics of segmentation approaches in tourism. Journal of Travel Research, 42(3), 244-250. https://doi.org/10.1177/0047287503258830
Dolnicar, S. (2008). Market segmentation in tourism. Tourism management: analysis, behaviour and strategy, 129-150. https://doi.org/10.1079/9781845933234.0129
Dolnicar, S. (2020). Market segmentation analysis in tourism: a perspective paper. Tourism Review, 75(1), 45-48. https://doi.org/10.1108/TR-02-2019-0041
Dolnicar, S. (2022). Market Segmentation for e-Tourism. In: Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., Höpken, W. (eds) Handbook of e-Tourism. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-48652-5_53
Duarte, D. C., & Pereira, A. D. J. (2018). O papel da mulher no turismo rural: um estudo no circuito Rajadinha de Planaltina-Distrito Federal. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 12, 81-102. https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1446
Estanislau, J. (2023). Turismo espacial, uma nova fronteira a ser explorada. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/radio-usp/voce-sabe-o-que-e-turismo-espacial/
Gonçalves, E., & Guerra, R. J. D. C. (2019). O turismo de saúde e bem-estar como fator de desenvolvimento local: Uma análise à oferta termal portuguesa. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17(2), 453-472. http://www.pasosonline.org/Publicados/17219/PASOS60.pdf#page=209
Hernández, J. M., Kirilenko, A. P., & Stepchenkova, S. (2018). Network approach to tourist segmentation via user generated content. Annals of Tourism Research, 73, 35-47. https://doi.org/10.1016/j.annals.2018.09.002
Hudson, S., & Ritchie, J. B. (2006). Film tourism and destination marketing: The case of Captain Corelli's Mandolin. Journal of Vacation Marketing, 12(3), 256-268. https://doi.org/10.1177/1356766706064619
Janowski, I., Gardiner, S., & Kwek, A. (2021). Dimensions of adventure tourism. Tourism Management Perspectives, 37, 100776. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100776
Khanra, S., Dhir, A., Kaur, P., & Mäntymäki, M. (2021). Bibliometric analysis and literature review of ecotourism: Toward sustainable development. Tourism Management Perspectives, 37, 100777. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100777
Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. Prentice Hall, São Paulo.
Lage, B. H. G. (1992). Segmentação do mercado turístico. Revista Turismo em Análise, 3(2), 61-74. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v3i2p61-74
Lopes, S. D. F., Maia, S. C. F., & Boubeta, A. R. (2010). Segmentação de mercado com base nas preferências dos turistas: uma aproximação multivariada. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 4(2), 49-63. https://www.redalyc.org/pdf/5041/504152249004.pdf
Lopes, K., Oliveira, P., Luiz, F., & Ramires, M. (2022). O turismo de pesca no Mato Grosso: uma análise socioambiental. Revista Brasileira de Ecoturismo, 15(2), 199-227. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12472
Matheus, F. S., & Raimundo, S. (2017). Os resultados das políticas públicas de ecoturismo em Unidades de Conservação no Brasil e no Canadá. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11, 454-479. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1336
Mazanec, J. A. (1992). Classifying Tourists into Market Segments: A Neural Network Approach. Journal of Travel & Tourism Marketing, 1(1), 39-60. https://doi.org/10.1300/J073v01n01_04
Melo, P. F. C., & Körössy, N. (2021). Estratégias para o desenvolvimento do turismo cinematográfico: um guia prático. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Material didático destinado a gestores públicos do turismo. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40275/4/UFPE_Estrategias%20para%20o%20Desenvolvimento%20do%20Turismo%20Cinematografico.pdf
Ministério do Turismo - MTUR. (2007). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília: Ministério do Turismo, 28 p. https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo/turismo-cinematografico-brasileiro.pdf
Ministério do Turismo - MTUR. (2010). Segmentação do turismo e o mercado. Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 170 p. (1a ed.). https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo/segmentacao-do-turismo-e-o-mercado.pdf
Ministério do Turismo - MTUR. (2021). Segmentação do Turismo - Marcos Conceituais. Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 56 p. https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo/segmentacao-do-turismo-marcos-conveituais.pdf
Oliveira, V. M. (2000). Turismo de negócios e eventos no desenvolvimento do município de Guarulhos. Revista Turismo em Análise, 11(1), 60-69. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i1p60-69
Ribeiro, N. (2022). Parada LGBT de São Paulo recebe 1,6 milhão de turistas em 2022. Panrotas. https://www.panrotas.com.br/lgbtravel/eventos/2022/06/parada-lgbt-de-sao-paulo-recebe-16-milhao-de-turistas-em-2022_190312.html
Richards, G. (2018). Cultural tourism: A review of recent research and trends. Journal of Hospitality and Tourism Management, 36, 12-21. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2018.03.005
Schneider, A. C., & Ashton, M. S. G. (2019). Turismo de Intercâmbio: as contribuições da experiência Afebrae/Schloss Hotel Lisl Gmbh & co. kg. na Alemanha. Turismo: Visão e Ação, 21, 128-149. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n2.p128-149
Serra, L. S., & Alfinito, S. (2020). Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14, 109-133. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1913
Spinelli, R., & Benevolo, C. (2022). Towards a new body of marine tourism research: a scoping literature review of nautical tourism. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, 40, 100569. https://doi.org/10.1016/j.jort.2022.100569
Street, F. (2022). Por dentro do hotel espacial com inauguração prevista para 2025. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/curiosidades/por-dentro-do-hotel-espacial-com-inauguracao-prevista-para-2025/
Tadioto, M. V., & Campos, L. J. (2021). ‘Coisas-A-Saber’ no Turismo: Reflexões sobre o Conceito de Segmentação. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 13(04), 1069-1087. https://doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1087
Turismo Virtual no Brasil. (2023). Home. https://turismovirtualnobrasil.com.br/
Van Rheenen, D., Cernaianu, S., & Sobry, C. (2017). Defining sport tourism: A content analysis of an evolving epistemology. Journal of Sport & Tourism, 21(2), 75-93. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1229212
Vieira, D. P., Hoffmann, V. E., Dias, C. N., & Carvalho, J. M. (2019). Atributos Determinantes da Competitividade dos Destinos de Sol e Praia Brasileiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13, 128-143. https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i2.1557
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José William de Queiroz Barbosa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).