Segmentação turística
conceitos e realidades
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2826Palavras-chave:
Segmentação, Turismo, Conceitos, TipologiasResumo
A segmentação do mercado turístico é importante para agrupar os diferentes tipos de consumidores em segmentos e, com isso, oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades. Portanto, compreender as dinâmicas envolvidas no processo de segmentação turística é relevante para a definição das estratégias de marketing que estejam direcionadas a grupos específicos de clientes, além de auxiliar na formulação de políticas públicas de turismo e no planejamento de destinos e/ou espaços de interesse turístico. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão didática acerca dos principais conceitos e tipologias relacionados à segmentação do mercado turístico. Para tanto, foram discutidos os aspectos elementares da segmentação e suas abordagens; as principais bases utilizadas para segmentar o mercado; e onze tipologias de segmentação turística, além de elencar alguns segmentos emergentes no turismo. A presente pesquisa pode ser útil aos acadêmicos e profissionais do âmbito turístico, sobretudo àqueles que desejam maior entendimento sobre segmentação na área. Em termos teóricos, o estudo fornece conhecimentos essenciais para orientar a compreensão do tema. Em termos práticos, o estudo auxilia na otimização da oferta turística de acordo com diferentes segmentos.
Downloads
Referências
Ansarah, M. G. R., & Panosso Netto, A. (2010, setembro). A Segmentação dos Mercados como Objeto de Estudo do Turismo. Anais do VII Seminário Anptur, São Paulo/SP, Brasil. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/25.pdf
Bloom, J. Z. (2004). Tourist market segmentation with linear and non-linear techniques. Tourism Management, 25(6), 723-733. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2003.07.004
Dias, R., & Cassar, M. (2005). Segmentação do mercado turístico. In Fundamentos do marketing turístico. (pp. 132-156). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Dolnicar, S., Grün, B., & Leisch, F. (2018). Market Segmentation Analysis: Understanding it, Doing it, and Making it Useful. Springer, New York, NY. https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-10-8818-6
Dolnicar, S. (2004). Beyond “commonsense segmentation”: A systematics of segmentation approaches in tourism. Journal of Travel Research, 42(3), 244-250. https://doi.org/10.1177/0047287503258830
Dolnicar, S. (2008). Market segmentation in tourism. Tourism management: analysis, behaviour and strategy, 129-150. https://doi.org/10.1079/9781845933234.0129
Dolnicar, S. (2020). Market segmentation analysis in tourism: a perspective paper. Tourism Review, 75(1), 45-48. https://doi.org/10.1108/TR-02-2019-0041
Dolnicar, S. (2022). Market Segmentation for e-Tourism. In: Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., Höpken, W. (eds) Handbook of e-Tourism. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-48652-5_53
Duarte, D. C., & Pereira, A. D. J. (2018). O papel da mulher no turismo rural: um estudo no circuito Rajadinha de Planaltina-Distrito Federal. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 12, 81-102. https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1446
Estanislau, J. (2023). Turismo espacial, uma nova fronteira a ser explorada. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/radio-usp/voce-sabe-o-que-e-turismo-espacial/
Gonçalves, E., & Guerra, R. J. D. C. (2019). O turismo de saúde e bem-estar como fator de desenvolvimento local: Uma análise à oferta termal portuguesa. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17(2), 453-472. http://www.pasosonline.org/Publicados/17219/PASOS60.pdf#page=209
Hernández, J. M., Kirilenko, A. P., & Stepchenkova, S. (2018). Network approach to tourist segmentation via user generated content. Annals of Tourism Research, 73, 35-47. https://doi.org/10.1016/j.annals.2018.09.002
Hudson, S., & Ritchie, J. B. (2006). Film tourism and destination marketing: The case of Captain Corelli's Mandolin. Journal of Vacation Marketing, 12(3), 256-268. https://doi.org/10.1177/1356766706064619
Janowski, I., Gardiner, S., & Kwek, A. (2021). Dimensions of adventure tourism. Tourism Management Perspectives, 37, 100776. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100776
Khanra, S., Dhir, A., Kaur, P., & Mäntymäki, M. (2021). Bibliometric analysis and literature review of ecotourism: Toward sustainable development. Tourism Management Perspectives, 37, 100777. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100777
Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. Prentice Hall, São Paulo.
Lage, B. H. G. (1992). Segmentação do mercado turístico. Revista Turismo em Análise, 3(2), 61-74. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v3i2p61-74
Lopes, S. D. F., Maia, S. C. F., & Boubeta, A. R. (2010). Segmentação de mercado com base nas preferências dos turistas: uma aproximação multivariada. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 4(2), 49-63. https://www.redalyc.org/pdf/5041/504152249004.pdf
Lopes, K., Oliveira, P., Luiz, F., & Ramires, M. (2022). O turismo de pesca no Mato Grosso: uma análise socioambiental. Revista Brasileira de Ecoturismo, 15(2), 199-227. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12472
Matheus, F. S., & Raimundo, S. (2017). Os resultados das políticas públicas de ecoturismo em Unidades de Conservação no Brasil e no Canadá. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11, 454-479. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1336
Mazanec, J. A. (1992). Classifying Tourists into Market Segments: A Neural Network Approach. Journal of Travel & Tourism Marketing, 1(1), 39-60. https://doi.org/10.1300/J073v01n01_04
Melo, P. F. C., & Körössy, N. (2021). Estratégias para o desenvolvimento do turismo cinematográfico: um guia prático. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Material didático destinado a gestores públicos do turismo. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40275/4/UFPE_Estrategias%20para%20o%20Desenvolvimento%20do%20Turismo%20Cinematografico.pdf
Ministério do Turismo - MTUR. (2007). Turismo cinematográfico brasileiro. Brasília: Ministério do Turismo, 28 p. https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo/turismo-cinematografico-brasileiro.pdf
Ministério do Turismo - MTUR. (2010). Segmentação do turismo e o mercado. Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 170 p. (1a ed.). https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo/segmentacao-do-turismo-e-o-mercado.pdf
Ministério do Turismo - MTUR. (2021). Segmentação do Turismo - Marcos Conceituais. Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 56 p. https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo/segmentacao-do-turismo-marcos-conveituais.pdf
Oliveira, V. M. (2000). Turismo de negócios e eventos no desenvolvimento do município de Guarulhos. Revista Turismo em Análise, 11(1), 60-69. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i1p60-69
Ribeiro, N. (2022). Parada LGBT de São Paulo recebe 1,6 milhão de turistas em 2022. Panrotas. https://www.panrotas.com.br/lgbtravel/eventos/2022/06/parada-lgbt-de-sao-paulo-recebe-16-milhao-de-turistas-em-2022_190312.html
Richards, G. (2018). Cultural tourism: A review of recent research and trends. Journal of Hospitality and Tourism Management, 36, 12-21. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2018.03.005
Schneider, A. C., & Ashton, M. S. G. (2019). Turismo de Intercâmbio: as contribuições da experiência Afebrae/Schloss Hotel Lisl Gmbh & co. kg. na Alemanha. Turismo: Visão e Ação, 21, 128-149. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n2.p128-149
Serra, L. S., & Alfinito, S. (2020). Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14, 109-133. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1913
Spinelli, R., & Benevolo, C. (2022). Towards a new body of marine tourism research: a scoping literature review of nautical tourism. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, 40, 100569. https://doi.org/10.1016/j.jort.2022.100569
Street, F. (2022). Por dentro do hotel espacial com inauguração prevista para 2025. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/curiosidades/por-dentro-do-hotel-espacial-com-inauguracao-prevista-para-2025/
Tadioto, M. V., & Campos, L. J. (2021). ‘Coisas-A-Saber’ no Turismo: Reflexões sobre o Conceito de Segmentação. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 13(04), 1069-1087. https://doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1087
Turismo Virtual no Brasil. (2023). Home. https://turismovirtualnobrasil.com.br/
Van Rheenen, D., Cernaianu, S., & Sobry, C. (2017). Defining sport tourism: A content analysis of an evolving epistemology. Journal of Sport & Tourism, 21(2), 75-93. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1229212
Vieira, D. P., Hoffmann, V. E., Dias, C. N., & Carvalho, J. M. (2019). Atributos Determinantes da Competitividade dos Destinos de Sol e Praia Brasileiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13, 128-143. https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i2.1557
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José William de Queiroz Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).