Respeito à marca de destino turístico por meio da Teoria Lovemarks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2783

Palavras-chave:

Teoria Lovemarks, Destino turístico, Respeito à marca, Marca de destino

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é entender a percepção dos turistas sobre o respeito à marca do destino turístico Natal-RN a partir das dimensões da Teoria Lovemarks. O estudo, de caráter quantitativo descritivo, se propôs a testar um modelo teórico com base nas dimensões da Teoria Lovemarks, sendo elas: confiança, reputação, performance e respeito à marca. Os dados foram coletados por meio de um survey online criado na plataforma Google Forms, que obteve 285 respostas válidas. As análises foram feitas com auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics versão 22 e SmartPLS 3. Os resultados mostraram que todas as hipóteses da pesquisa foram suportadas, validando a aplicação da Teoria Lovemarks em destino turístico. Sobre o construto 'respeito à marca', os achados do estudo indicaram maior relação dele com a dimensão 'confiança' (coeficiente estrutural = 0,481). As variáveis latentes ‘confiança’, ‘reputação’ e ‘performance’ explicam 60,10% do respeito à marca em âmbito de destino turístico. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui fornecendo subsídios para que o modelo proposto seja replicado em outros destinos. Em termos gerenciais, a pesquisa sugere ações para desenvolver uma gestão de marca de destino pautada na oferta de elementos que garantam uma experiência positiva do viajante no local.

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Biografia do Autor

José William de Queiroz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão dos resultados.

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Pós-doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Contribuições: concepção da pesquisa, discussão dos resultados, orientação e revisão crítica do manuscrito.

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Barbosa, J. W. de Q., & Ferreira, L. V. F. (2023). Respeito à marca de destino turístico por meio da Teoria Lovemarks. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2783 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2783

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo