SEGMENTAÇÃO DE MERCADO COM BASE NAS PREFERÊNCIAS DOS TURISTAS: UMA APROXIMAÇÃO MULTIVARIADA
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i2.265Palavras-chave:
Marketing Turístico. Segmentação de mercados. Preferências dos consumidores. Cluster Analysis.Resumo
Nas últimas décadas, o turismo converteu-se num dos sectores mais preponderantes da economia à escala mundial. Concretamente, nos casos de Portugal e Brasil, a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) e na criação de emprego é bastante relevante. Neste sentido, orientar-se por um marcado enfoque de Marketing na gestão dos recursos turísticos de um país assume-se como estratégia primordial. Tal enfoque deverá basear-se em inovações metodológicas que permitam conhecer as preferências dos turistas com rigor, tornando-se assim numa vantagem competitiva. Neste âmbito, o principal objectivo deste estudo é ilustrar a importância e os benefícios relacionados com a utilização de metodologias multivariadas no momento de segmentar o mercado. No presente estudo levou-se a cabo uma Análise Cluster, com recurso a um método hierárquico e a uma posterior aplicação de um método de optimização. Os principais resultados deste trabalho permitem identificar a existência de cinco clusters que se diferenciam por atribuírem especial importância a determinados atributos turísticos, no momento de eleger um destino turístico. Em definitiva, comprova-se a importância de levar a cabo uma segmentação post hoc, com base nas preferências dos consumidores, em detrimento de segmentações tradicionais, conhecidas como a priori, que têm por base critérios sócio-demográficos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).