Rumo a um conceito de inovação no turismo

Autores

  • Jussara Danielle Martins Aires Universidade Potiguar (UnP), Natal, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1942-1270
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.
  • Ana Filipa Fernandes Aguiar Brandão Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-9323-4572

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2577

Palavras-chave:

Conceito, Inovação, Turismo

Resumo

Partindo do pressuposto que definiçõ es constituem o ponto de partida essencial de base metodoló gica para apreender e avaliar fenômemos, este artigo teórico-empírico se propõe a discutir a evolução do conceito de inovação na literatura e associá-la às dinâmicas de empresas de turismo, representadas pelas concepções de seus gestores. Para alcançar o nosso propósito, primeiro elaboramos um quadro conceitual da inovação, a partir de uma revisão da literatura. Depois, definimos o turismo e as atividades empresariais, que o compõem (com base na Conta Satélite do Turismo - CST). Com vista a confrontar essas informações, realizamos 35 entrevistas semiestruturadas (gravadas) com diretores de empresas turísticas na Cidade do Natal - Brasil. O acompanhamento prévio e posterior das empresas ocorreu de 2019 a 2022. O conteúdo das entrevistas foi transcito e processado com o apoio dos softwares Iramuteq e SPSS 25. Nuvens de palavras e tabelas de frequências foram criadas. Constatamos que o conceito de inovaçã o no turismo, não diferente de outros setores, está atrelado à ideia de renovaçã o, melhorias significativas, reconfiguraçõ es (físicas, relacionais ou virtuais), interaçõ es pessoais e organizacionais, conhecimento adquirido, partilhado ou imitado, percepçõ es e estraté gias isoladas ou em conjunto, soluções de problemas, agregaçã o de valor e satisfação de necessidades de consumidores (potenciais ou reais).

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Biografia do Autor

Jussara Danielle Martins Aires, Universidade Potiguar (UnP), Natal, RN, Brasil.

Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro. Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Turismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora DNS IV dos Programas de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração da Universidade Potiguar - UnP, Campus Roberto Freire - Natal/RN. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão dos resultados.

Carlos Manuel Martins da Costa, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.

Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro. É Doutor e Mestre em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido) e Licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro.

Ana Filipa Fernandes Aguiar Brandão, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.

Mestre e Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro. Professora Assistente na Universidade de Aveiro. Licenciada, Mestre e Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro. Contribuições: concepção da pesquisa, análise de dados e discussão dos resultados.

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Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo