Intenção de usar criptomoedas por gestores de empreendimentos turísticos

uma abordagem utilizando o Technology Acceptance Model (TAM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2556

Palavras-chave:

Criptomoedas, Blockchain, Tecnologias, Gestores de empreendimentos turísticos, Technology Acceptance Model

Resumo

Em um cenário cada vez mais regido por tecnologias da informação e comunicação (TIC), é comum a presença de diversas formas de pagamentos disponíveis no mercado. Dentre as opções, existe um novo meio de pagamento, as Criptomoedas. Ainda existe desconfiança e desconhecimento no setor turístico para que haja efetiva adoção das moedas digitais. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a intenção de usar Criptomoedas pelos gestores de empreendimentos turísticos, por meio da teoria Technology Acceptance Model – TAM (Davis, 1989), visando dar suporte na investigação dos fatores que influenciam a intenção de uso de criptomoedas. O estudo apresenta um caráter exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de survey com 61 participantes, tendo seus dados processados pelo software IBM SPSS versão 22 para Windows. Para análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais. Mediante os resultados alcançados, o estudo traz a reflexão sobre a necessidade da modernização e adequação dos processos dentro das organizações turísticas, em que os empresários precisam estar atualizados sobre os benefícios que novas modalidades tecnológicas de pagamento podem trazer para suas empresas.

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Biografia do Autor

Gislainy Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutoranda e Mestre em Turismo pelo Programa de Pós Graduação (PPGTUR) em Turismo pela (UFRN), Natal, RN. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise dos dados e discussão dos resultados.

Luiz Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Professor Associado do Departamento de Turismo e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN. PhD em Administração (Auckland University of Technology, Nova Zelândia) com pós-doutorado em Turismo (Bournemouth University, Inglaterra). Possui mestrado em Engenharia de Produção (UFRN) e bacharelado em Ciências da Computação (UFRN). Líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR) - UFRN/CNPq. Contribuições: coleta de dados, análise dos dados e discussão dos resultados.

Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutor em Agronomia (Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu, São Paulo). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), Natal, RN. Contribuições: coleta de dados, análise dos dados e discussão dos resultados.

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Publicado

2022-04-07

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo