O paradoxo dos grandes eventos

analisando o comportamento da indústria hoteleira na cidade do Rio de Janeiro durante e após as Olimpíadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2312

Palavras-chave:

Megaeventos, Jogos Olímpicos, Turismo e Hospitalidade, Teoria Institucional, Rio de Janeiro.

Resumo

Considerando as transformações urbanas e o desenvolvimento do setor hoteleiro na Cidade do Rio de Janeiro impulsionado pelos Jogos Olímpicos de 2016, este estudo visa compreender como a indústria hoteleira se comporta em termos de crescimento orgânico e investimentos em períodos de megaeventos internacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo de caso que incluiu 7 diferentes marcas hoteleiras, cujos resultados foram codificados e categorizados resultando em um arcabouço teórico-conceitual responsável por identificar algumas pressões competitivas sobre a hospitalidade tradicional, incluindo 6 diferentes desafios: (1) insegurança político institucional, (2) percepções da mídia, (3) segurança pública, (4) outras localidades nacionais e estrangeiras, (5) novas tecnologias de videoconferência e (6) Agências de viagens online. Verificou-se que o crescimento exponencial do número de leitos na cidade nos anos que antecederam as Olimpíadas de 2016 gerou diversas complicações para o setor naquela época. A lógica dessa expansão é discutida ao longo do artigo em diferentes fases, e o objetivo é ajudar a preencher uma lacuna deixada por pesquisas empíricas na área, que pouco tem explorado a lógica por trás da opção por investir durante os Ciclos Olímpicos.

Biografia do Autor

Eduardo Russo, COPPEAD/UFRJ

Eduardo Russo é Doutorando em Administração de Empresas pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ, com foco em Negócios Internacionais. Possui Mestrado em Gestão Internacional pela Universidade de Bordeaux, na França, especialização em Gestão Empresarial pela UERJ e também é da Primeira Turma do curso de Bacharelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ, onde recebeu o Diploma de Dignidade Acadêmica devido aos resultados alcançados. Eduardo concluiu os programas de Formação em Administração Internacional e Marketing, ambos na COPPEAD, e tem mais de 7 anos de experiência trabalhando com desembaraço aduaneiro e comércio exterior na indústria brasileira de petróleo e gás. Atualmente, além de lecionar em Programas de Graduação e Pós-Graduação da área de Gestão, Eduardo também coordena o Programa de Formação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais da Alumni COPPEAD, onde está à frente da cadeira de Projetos de Internacionalização.

Ariane Figueira, Instituto de Pós Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-AD/UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

É Professora Associada do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora adjunta do Centro de Estudos em Negócios Internacionais e membro do Grupo de Pesquisa em Smart Cities nessa mesma instituição. Atualmente é Superintendente Acadêmica de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ. É doutora e mestre em Ciência Política pela USP e graduada em Ciências Sociais pela Unesp. Atua como pesquisadora e orienta trabalhos científicos nas áreas de relações internacionais, política externa, gestão pública, internacionalização de empresas, sustentabilidade, instituições políticas e processo decisório. Iniciou a carreira docente no ensino superior em 2003, onde lecionou na Facamp, Universidade Anhembi Morumbi, Faap e, desde 2010, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação, mestrado e doutorado. Foi representante docente no Conselho Universitário da UFRJ (órgão colegiado máximo da instituição), representante do Conselho de Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Atualmente integra o Conselho de Relações Internacionais (DRI) e o Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP-CEPG) ambos da UFRJ. Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Negócios. É autora dos livros Introdução à Análise de Política Externa” editado pela Saraiva e “Negócios Internacionais: perspectivas brasileiras” pela Editora Campus. É parecerista ad hoc da Faperj e de diversas revistas e congressos científicos. Faz diversos comentários na mídia nacional e internacional, tais como: The Wall Street Journal (EUA), The Wolkskrant (Holanda), Economiahoy (México), Sputinik (Russia), Jornal Nikkei (Japão), Perfil (Bloomberg- Argentina) Globonews, CBN, DCI, Estadão, Você S/A.

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2021-11-17

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo