A influência da percepção de utilidade de avaliações online na intenção de compra de serviços de hotelaria

Palavras-chave: Serviços de hotelaria, Avaliações online de consumidores, Percepção de utilidade da informação, Intenção de compra

Resumo

O crescimento da internet facilitou a interconectividade dos consumidores por meio de fóruns online que permitem os consumidores a gerar conteúdo e influenciar os outros em suas decisões de compra. O objetivo desta pesquisa foi identificar a influência da percepção de utilidade das avaliações online na intenção de compra de serviços de hotelaria. Utilizou-se de abordagem quantitativa, onde foram aplicados questionários junto a consumidores que usam avaliações online para reserva de hospedagens, e os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram a influência direta da percepção de utilidade da informação na intenção de compra, sendo que os construtos antecessores, descritos como necessidade da informação, credibilidade da informação e qualidade da informação, apresentaram impacto positivo e significativo na percepção de utilidade das avaliações online. Comparando esses resultados com pesquisa realizada por Erkan e Evans (2016) com consumidores do Reino Unido que se utilizam de midas sociais para decisão sobre suas compras, neste estudo a credibilidade da informação mostrou-se mais relevante em relação à qualidade da informação, evidenciando um comportamento mais cético dos consumidores brasileiros. Os resultados encontrados merecem atenção dos profissionais que gerenciam o marketing digital das organizações inseridas nesse ambiente, principalmente em relação a importância da gestão da credibilidade e da qualidade das avaliações online na intenção de compra de serviços de hotelaria, sendo esta uma contribuição prática resultante da pesquisa.

Biografia do Autor

Rinaldo de Castro Oliveira, Universidade Federal de Espirito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES da Linha de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Desempenho Organizacional. Realiza pesquisas na área de Administração, com ênfase na Gestão de Operações, Inovação e Tecnologia.

Elaine Daros Baldam, Universidade Federal de Espirito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES da Linha de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Desempenho Organizacional.
Pós-graduada em Engenharia de Produção - IFES/ES

Fábio Reis da Costa, Universidade Federal de Espirito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.
Professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC;
Administrador da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Anderson Soncini Pelissari, Universidade Federal de Espirito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado e Doutorado - PPGADM/UFES. Pesquisador da Linha de Pesquisa - Estratégia, Inovação e Desempenho Organizacional - Núcleo de Estudos em Tecnologias e Processos Organizacionais - TecPrO. Realiza pesquisas nas áreas de Estratégias de Marketing e de Negócios.

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Publicado
28-04-2020
Seção
Artigos