Autêntica Cuba: análise da publicidade turística de 2002-2016

  • Yanet Reimondo Barrios Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Clóvis Reis Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Turismo, Publicidade, Imagem do destino turístico, Destino turístico, Cuba.

Resumo

O turismo e a publicidade configuram-se como campos de estudos que ganham interesse e espaço no mundo acadêmico, essencialmente no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas. O presente trabalho busca analisar o discurso publicitário turístico cubano, proporcionando interpretações possíveis dos conteúdos (texto/imagem) contidos na sua publicidade, com o fim de perceber a forma como o país foi promovido nas últimas décadas. O corpus de análise foi composto por 50 cartazes das quatro campanhas de publicidade turística cubana realizadas entre 2002 e 2016. Por meio de métodos e procedimentos de pesquisa que incluíram a análise morfológica e de conteúdo, entrevistas semiestruturadas e análise documental, a pesquisa constatou que a diversificação dos produtos e incentivos que oferece o destino constituiu a principal estratégia de comunicação no período, e que os atrativos culturais são a âncora da publicidade turística da ilha.

Biografia do Autor

Yanet Reimondo Barrios, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Doutoranda em Desenvolvimento Regional (PPG-Desenvolvimento Regional) na Universidade Regional de Blumenau, SC/Brasil. Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FURB). Formada em Comunicação Social pela Universidade da Havana. Especialista em Publicidade e Marketing Turístico. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Midiáticos Regionais (FURB). Bolsista CAPES.
Clóvis Reis, Universidade Regional de Blumenau
Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau, SC/Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Midiáticos Regionais (FURB).

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Publicado
01-03-2019
Seção
Artigos