Fortalecimento institucional e aprendizagem organizacional da Fundação de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul – Projeto realizado no âmbito do Prodetur
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i2.146Palavras-chave:
Fortalecimento institucional, Gestão pública do turismo, Gestão do conhecimento, Estado do Mato Grosso do Sul, Fundação de Turismo.Resumo
O artigo trata do processo de fortalecimento institucional da Fundação de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Brasil – PRODETUR. Apresenta quatro etapas: a definição de um modelo de gestão; a análise situacional da gestão pública do turismo em Mato Grosso do Sul; a definição de linhas de fortalecimento institucional e; a definição de um plano de fortalecimento institucional. Os métodos utilizados variaram de acordo com cada etapa. A primeira delas, constituiu-se de análise de outros estudos de caso similares e discussões em grupo. As demais etapas contaram com entrevistas à equipe da instituição responsável pelo turismo no Estado (FUNDTUR), bem como com seus parceiros; vivências na instituição, grupos de trabalho, análises SWOT a partir de um processo de aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. O projeto é pionero na área do turismo no país e pôde contribuir com o crescimento da instituição durante a sua realização em função da alta participação, bem como pode servir de modelo para demais instituições públicas. A definição de um modelo de gestão inicialmente facilitou a elaboração das demais etapas e a participação da equipe em todas as etapas é essencial para a execução do fortalecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).