Impactos da Volvo Ocean Race – Itajaí Stopover: análise pós-evento da percepção dos residentes da cidade de Itajaí (SC)

  • Josy Vieira Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Carlos Marcelo Ardigó Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Hans Peder Behling Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Palavras-chave: Eventos Desportivos e Esportivos. Turismo Náutico. Impacto de Eventos. Residentes

Resumo

A Volvo Ocean Race (VOR) é um megaevento mundial, com potencial para atrair público e investimentos para os diferentes países que o recebe, sendo ainda um importante atrativo relacionado ao turismo náutico. Passadas as edições de 2012/2013 e 2014/2015 e as vésperas de sediar uma das etapas da edição 2017/2108 este estudo procurou analisar a percepção dos residentes da cidade de Itajaí (SC), após a realização do Itajaí Stopover (recepção do evento na cidade), em relação aos impactos econômicos, socioculturais e ambientais gerados pela VOR. A metodologia aplicada seguiu um delineamento descritivo, com natureza dos dados predominantemente quantitativa e procedimento survey, aplicado a uma amostra não probabilística de 484 respondentes. Para a análise utilizou-se além da estatística descritiva também o teste ANOVA para identificação de diferenças de média entre perfis diferentes de residentes respondentes. Os resultados apontam que para a maioria dos residentes a VOR proporcionou impactos positivos, independentemente do nível de proximidade de suas residências da Vila da Regata do Itajaí Stopover. Grupos etários, de gênero, níveis de instrução e renda também tendem a perceber de maneira distinta para determinadas variáveis e dimensões analisadas.

Biografia do Autor

Josy Vieira, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Graduação em Turismo e Hotelaria (2007), graduação em Administração com Ênfase em Marketing (2011) Mestrado pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) pela Universidade do Vale do Itajaí (2018). Tem experiência profissional em planejamento, organização, controle e assessoria nas áreas de recursos humanos, financeiro, comercial, compras e marketing, no segmento de administração pública e privada.
Carlos Marcelo Ardigó, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Prof. do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Univali, e do curso de Graduação em Administração
Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL/2013), Bolsista PDSE-CAPES (Université de Montréal/2012), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/2006), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FURB-INPG/2001), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB/1999). Atua na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) como professor no PMPGIL (Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística), como coordenador e professor no Curso de Pós-Graduação em Marketing Criativo, e como professor no Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda. Experiência de mercado na área de Marketing, Comunicação, Publicidade e Propaganda.
Publicado
15-12-2018