Microrrealidades socioculturais transformadas pelo turismo em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1319Palavras-chave:
Turismo. Microrrealidades. Micro-História. Transformações socioculturais. São Miguel do Gostoso.Resumo
Proposto justificado do tema: A proposta deste artigo foi alinhar perspectivas teóricas e metodológicas da Micro-História com aportes dos estudos no campo do Turismo para entender as transformações das microrrealidades do município de São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte). Microrrealidades são histórias de pessoas comuns que traduzem e elucidam aspectos microscópicos de um complexo quadro de vida. Objetivo: Analisar as transformações socioculturais da localidade transformadas pelo fenômeno turístico a partir das microrrealidades locais. Design, metodologia e abordagem: No campo metodológico aliou-se a análise qualitativa com a observação direta participante, a análise documental e a investigação do material audiovisual sobre a cidade. Entrevistou-se 52 indivíduos que tiveram alguma representatividade na história da cidade, que não assumiam nenhum cargo oficial e vivenciaram as mudanças decorrentes entre 1993 e 2016. O recorte deste artigo foi de 17 entrevistados. Resultados e originalidade: Os resultados da pesquisa ressaltam que houve transformações relevantes nas microrrealidades socioculturais dos entrevistados. Os impactos mais proeminentes foram: esvaziamento das tradições culturais, hábitos alimentares e linguagem. Por outro lado, contribuições positivas foram enumeradas quanto à pluralidade de culturas e engajamento social. Concluiu-se que as microrrealidades socioculturais foram transformadas pelo fluxo turístico, definindo o turismo como a principal atividade econômica da região e relocando as forças de trabalho. A relevância e originalidade deste estudo é a aliança entre Micro-História e Turismo, quase inexistente nas investigações científicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).