Aplicação do dicionário de atividades ao processo de gerenciamento da inocuidade nos serviços gastronômicos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1296Palavras-chave:
Inocuidade. Processo. APPCC. Dicionário de atividades.Resumo
A restauração no turismo transformou em um produto de consumo alto e próximo a isto a necessidade de uma administração de inocuidade apropriada, desde mais importante que a atmosfera, o serviço e até mesmo os preços, está sem lugar a dúvidas a qualidade do produto. A administração da inocuidade foi implementada em enredos diversos, por meio da aplicação do sistema APPCC, mais as investigações no tópico com um foco na administração por processos estiveram muito escasos. É por isso que o objetivo deste artigo é a implementação do dicionário de atividades para a gestão da inocuidade num restaurante do polo turístico de Varadero, Cuba. O estudo justifica-se pela relevância da garantía de segurança dos alimentos para os clientes, tendo uma elevada incidência no seu retorno ao restaurante e em sua opinão sobre a calidade do destino turístico. O estudo tomou como base as metodologias propostas por Nogueira (2002) para a melhora de processos y Trischler (1998) para o análise do valor adicionado; onde foram aplicadas distintas ferramentas como survey, brainstorming, mapa do procesos, diagramas As-Is y carta do processo. A pesquisa realizou-se num restaurante do destino turístico de Varadero, Cuba; durante os meses de janeiro-maio. No estudo detectou-se a existência de um alto numero de atividades que não aportam valor á garantía da inocuidade, ademáis possibilitou á proposta de 3 indicadores como soporte para o gerenciamento do restaurante. Conclui-se que à aplicação do dicionário de atividades constitui uma ferramenta que melhora o processo de gestão da inocuidade. A concepção do dicionário facilita a indentificação de as atividades que somam valor em termos da inocuidade o que tributa à eficiência do processo e constitui o aporte da pesquisa apresentada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).