Os elementos que caracterizam o Cluster Turístico em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i1.1201Palavras-chave:
Cluster Turístico. Turismo. Desenvolvimento Regional. Balneário Camboriú.Resumo
O turismo promove o desenvolvimento regional que pode ser impulsionado por meio da formação de redes interorganizacionais como os clusters. Os clusters turísticos são compostos por instituições e organizações numa mesma região geográfica que almejam melhorar a sua competitividade. A perspectiva analítica dos clusters turísticos ganha cada vez mais importância no debate sobre desenvolvimento regional. Diante deste contexto a pesquisa tem como objetivo central descrever e analisar os elementos que caracterizam a constituição de um cluster turístico em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Para a identificação dos elementos constituintes do cluster realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. O modelo teórico de análise da maturidade adotado foi o proposto por Cunha (2003), este modelo foi escolhido porque incorpora critérios utilizados pela EURADA em suas pesquisas para classificação e avaliação do desempenho de aglomerados produtivos na União Européia. Por meio da metodologia aplicada, Balneário Camboriú (SC) é considerado um cluster turístico que promove por meio da cooperação entre os atores ganhos coletivos e o desenvolvimento do setor na região.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).