Vai pra onde?Análise do composto mercadológico de um destino turístico em Santa Catarina

  • Giancarlos Francisco Miguel Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil
  • Ricardo Boeing-da-Silveira Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil
Palavras-chave: Turismo. Composto de Marketing. Destinos Turísticos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as quatro variáveis (produto, preço, praça e promoção) que formam o composto de marketing de uma cidade turística no litoral de Santa Catarina, na visão dos representantes dos setores públicos e privados deste destino turístico, e não com os seus usuários. A tipologia da pesquisa utilizada foi exploratória e descritiva e o método de coleta de dados foi qualitativo através de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Os resultados obtidos durante a investigação revelaram que este destino ainda não está estruturado o suficiente para ser considerado um produto turístico, pois atualmente passa por uma transição, mudando o foco de turismo de ‘sol e mar’ para o turismo de natureza e sua infraestrutura ainda necessita de investimentos, principalmente em saneamento e acessos. O elemento preço foi considerado adequado na visão dos empresários e altos demais na opinião do setor público, que percebe exageros por parte dos equipamentos turísticos. A distribuição da cidade no mercado turístico acontece principalmente de forma direta, sem a participação de intermediários (operadores e agentes turísticos) e para a promoção do destino as ferramentas utilizadas vão desde a participação em eventos turísticos, matérias e anúncios em revistas do setor e na internet. As ações são realizadas de forma pouco planejada, sem parcerias entre o trade e o Poder Público e também sem integração com as outras variáveis do composto de marketing influenciando diretamente no desempenho deste destino no mercado turístico.

Biografia do Autor

Giancarlos Francisco Miguel, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil
Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing, Especialista em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing, ambos pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional - EMIEP, na rede Estadual de Educação de Santa Catarina, orientador do curso de Guia de Turismo - SENAC.CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4500434112404853
Ricardo Boeing-da-Silveira, Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil
Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Concluiu o mestrado no programa de pós-graduação em Administração e Turismo pela Universidade do vale do iatjai em 2005. Especialização em MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Cursou graduação em administração pela Universidade do Vale do Itajaí desde 1995. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de graduação em administração e pós-graduação Lato Sensu. Publicou artigos em revistas científicas, Qualis A e B nacionais e em anais de eventos, também Qualis A internacionais e nacionais. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na graduação de administração e monografias na pós-graduação. Coordena atualmente 3 projetos de pesquisa. Atua na área de administração, com ênfase em mercadologia. Suas áreas de interesse são: marketing, comunicação, comportamento do consumidor. (currículo atualizado em 15/12/2008). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2683752897820988
Publicado
01-10-2008
Seção
Artigos