Vai pra onde?Análise do composto mercadológico de um destino turístico em Santa Catarina

Autores

  • Giancarlos Francisco Miguel Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil
  • Ricardo Boeing-da-Silveira Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i3.111

Palavras-chave:

Turismo. Composto de Marketing. Destinos Turísticos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as quatro variáveis (produto, preço, praça e promoção) que formam o composto de marketing de uma cidade turística no litoral de Santa Catarina, na visão dos representantes dos setores públicos e privados deste destino turístico, e não com os seus usuários. A tipologia da pesquisa utilizada foi exploratória e descritiva e o método de coleta de dados foi qualitativo através de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Os resultados obtidos durante a investigação revelaram que este destino ainda não está estruturado o suficiente para ser considerado um produto turístico, pois atualmente passa por uma transição, mudando o foco de turismo de ‘sol e mar’ para o turismo de natureza e sua infraestrutura ainda necessita de investimentos, principalmente em saneamento e acessos. O elemento preço foi considerado adequado na visão dos empresários e altos demais na opinião do setor público, que percebe exageros por parte dos equipamentos turísticos. A distribuição da cidade no mercado turístico acontece principalmente de forma direta, sem a participação de intermediários (operadores e agentes turísticos) e para a promoção do destino as ferramentas utilizadas vão desde a participação em eventos turísticos, matérias e anúncios em revistas do setor e na internet. As ações são realizadas de forma pouco planejada, sem parcerias entre o trade e o Poder Público e também sem integração com as outras variáveis do composto de marketing influenciando diretamente no desempenho deste destino no mercado turístico.

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Biografia do Autor

Giancarlos Francisco Miguel, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing, Especialista em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing, ambos pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional - EMIEP, na rede Estadual de Educação de Santa Catarina, orientador do curso de Guia de Turismo - SENAC.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4500434112404853

Ricardo Boeing-da-Silveira, Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil

Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Concluiu o mestrado no programa de pós-graduação em Administração e Turismo pela Universidade do vale do iatjai em 2005. Especialização em MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Cursou graduação em administração pela Universidade do Vale do Itajaí desde 1995. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de graduação em administração e pós-graduação Lato Sensu. Publicou artigos em revistas científicas, Qualis A e B nacionais e em anais de eventos, também Qualis A internacionais e nacionais. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na graduação de administração e monografias na pós-graduação. Coordena atualmente 3 projetos de pesquisa. Atua na área de administração, com ênfase em mercadologia. Suas áreas de interesse são: marketing, comunicação, comportamento do consumidor. (currículo atualizado em 15/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2683752897820988

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Publicado

2008-10-01

Como Citar

Miguel, G. F., & Boeing-da-Silveira, R. (2008). Vai pra onde?Análise do composto mercadológico de um destino turístico em Santa Catarina. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(3), 54–89. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i3.111

Edição

Seção

Artigos