A opinião sobre uma crise turística: a cultura mediática nos bastidores
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i3.108Palavras-chave:
Opiniões. Crise Turística. Análise de Conteúdo.Resumo
No presente artigo examina-se o comportamento de 15 entrevistados pelo jornal La Província de Palmas de Gran Canarias (Espanha), através das suas opiniões sobre a crise no setor turístico. Utilizando a técnica de Análise do Discurso investiga-se o verdadeiro significado da crise nas viagens que se instalou naquela ilha do arquipélago canário. O resultado mostra que os entrevistados, com responsabilidade sobre a tomada de decisões, minimizam sua parte de culpa na crise turística e no excesso de hospedagens e tentam convencer aos leitores de que essa responsabilidade deve-se a outros setores e não às decisões internas e a fatores externos relacionados com a comercialização do “produto turístico” Las Palmas por parte de operadoras estrangeiras. Confirma-se, parcialmente, a hipótese de que muitas vezes “o que é transmitido produz a sensação de que algo é ocultado ou que não se diz toda a verdade”.
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