Nova chamada de artigos – Revisões Didáticas

2023-05-22

A RBTUR está lançando uma nova chamada de artigos para a seção Revisões Didáticas.

Criada em setembro de 2021, a seção busca responder à redução no ritmo de publicação de livros didáticos de turismo em português e à desatualização de parte das obras ainda disponíveis. Dessa forma, dedica-se a publicar revisões e sínteses do conhecimento produzido e consolidado sobre diferentes temas no campo do turismo a fim de oferecer visões consistentes, amplas e atualizadas com base em diferentes perspectivas teóricas e aplicadas de estudo.

Os artigos da seção Revisões Didáticas sintetizam conhecimentos introdutórios e essenciais relacionados ao turismo, com estrutura, completude e simplicidade adequadas tanto para graduandos da área, quanto para pesquisadores de outras áreas interessados em uma aproximação inicial ao turismo.

Nesta nova chamada, serão acolhidos trabalhos sobre temas e recortes específicos, que tenham como título uma doze das alternativas a seguir:

Lista de títulos dos artigos a serem publicados a partir desta chamada:

  1. Conceitos e definições de turismo 
  2. História das viagens e do turismo: das origens às primeiras décadas do século XXI
  3. Configuração espacial do turismo no Brasil e no mundo: fluxos e destinos turísticos
  4. Conceitos e teorias sobre o turista
  5. Conceitos e teorias sobre o anfitrião no turismo
  6. Equipamentos e serviços turísticos: categorias e dinâmicas
  7. Atrativos turísticos: conceitos, teorias e realidades
  8. Segmentação turística: conceitos e realidades
  9. Organismos governamentais e internacionais de turismo: características e funções
  10. Teorias, perspectivas e relevância do turismo sustentável
  11. A inovação na oferta turística: serviços e experiências
  12. Tecnologia na gestão de empresas turísticas

Os artigos deverão desenvolver os temas indicados nos títulos, apresentando uma revisão teórica abrangente, atualizada e compacta. Conforme o tema, deve incluir aspectos aplicados, bem como tendências e perspectivas emergentes. Para cada título, apenas um artigo será publicado. Dessa forma, conforme artigos sejam aceitos, os títulos serão excluídos da chamada.

 

O que é uma Revisão Didática

  • Uma síntese do conhecimento básico consolidado e amplamente aceito ou debatido em determinada área.
  • Um texto que indica como diferentes visões e perspectivas teóricas se articulam para responder às questões relacionadas ao tema central do artigo.
  • Uma abordagem teórica e acadêmica, com enfoque didático, evitando juízo de valor.
  • Um texto de compreensão adequada a estudantes de ensino superior em linguagem acessível e, preferencialmente, com diagramas e esquemas visuais.
  • Uma oportunidade para professores/autores compartilharem sua expertise didático-pedagógica com seus pares e estudantes do Turismo.

 

O que não é uma Revisão Didática

  • Uma revisão sistemática de literatura.
  • Um estudo empírico.
  • Um resumo descritivo da literatura sobre o tema.
  • Um artigo que presuma conhecimentos prévios que alunos de graduação geralmente não têm.
  • Uma proposta de nova abordagem conceitual, teórica ou crítica.
  • Um trabalho que visa promover uma linha de pensamento ainda não consolidada, que seja aceita ou debatida apenas em círculos restritos de pesquisadores e profissionais.
  • Uma proposta de agenda de estudos.

 

A seção Revisões Didáticas da RBTUR conta com a liderança de três editores associados: Carlos Eduardo Silveira (UFPR), Mirian Rejowski (UAM) e Rafaela Camara Malerba (IFSP).

A propostas de artigos serão recebidas em fluxo contínuo e avaliadas por ordem de chegada.

 

SUBMISSÃO

Os artigos completos devem ser submetidos diretamente no site www.rbtur.org.br, com encaminhamento à seção Revisão Didáticas e indicação do título da chamada a que se refere.

O artigo passará pelo processo usual da revista, com dupla avaliação cega de por pares.

Após aprovação final, o artigo seguirá para o processo de edição e editoração.

 

DIRETRIZES ESPECIAIS PARA AUTORES

  1. Estrutura do texto

1.1. Título: o título deve ser idêntico a um dos títulos estabelecidos nesta chamada.

1.2. Resumo / Abstract: texto (até 150 palavras) como uma chamada sobre o conteúdo, a abordagem e objetivos do artigo. Versões em português, inglês e espanhol.

1.3. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos em português, inglês e espanhol.

1.4. Introdução (ou outro título): conforme o conteúdo e estrutura do assunto a ser tratado, este item pode incluir aspectos como foco temático, importância, contextualização geral, conceitos, abordagens e correntes de pensamento.

1.5. Desenvolvimento: neste item, o texto pode comportar subitens que levem a uma revisão compactada, abrangente e atualizada sobre o tema, com sínteses bem estruturadas e conhecimentos essenciais. É importante destacar conceitos ou aspectos relevantes do tema, na forma de textos, esquemas ou ilustrações. Deve incluir aspectos teóricos e pode conter aspectos aplicados, a depender do assunto abordado, além de tendências ou perspectivas inovadoras. Assuntos e aspectos em que a literatura não tenha um alto grau de consenso devem ser apresentados e discutidos em diferentes perspectivas, valorizando o debate ao invés do convencimento. Recomenda-se desenvolver o conteúdo com base tanto em textos seminais, quanto em estudos mais recentes.

1.6. Pontos de destaque e reflexão: incluir até três parágrafos no máximo, com apontamentos sobre o estágio atual do conhecimento sobre o tema, a importância de aprofundamento com base nas referências ou outras informações que finalizem o artigo sem gerar ambiguidades ou incertezas.

1.7. Referências: a lista das referências, no máximo de quinze itens, deve incluir apenas as obras seminais e avançadas citadas no texto, consideradas essenciais.

1.8. Exemplos de artigo:

A perspectiva sistêmica no estudo do turismo.

Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2615

Gestão de destinos turísticos: aspectos conceituais.

Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2609

Turismo e tecnologia da informação: das agências tradicionais às travel techs. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2668

 

  1. Elaboração do texto

2.1. Extensão: o texto deve ter entre 5 e 8 mil palavras.

2.2. Linguagem: organizar o texto em frases curtas e parágrafos com foco no desenvolvimento de uma ideia, com palavras de fácil compreensão, sem emprego de termos informais, de sentido figurado ou de juízo de valor. Incluir apenas citações (diretas ou indiretas) imprescindíveis sem poluir o texto. Para maior aproximação do leitor com o autor do texto, sugere-se o uso de verbos na 1ª pessoa do plural. Abreviaturas devem constar por extenso na primeira vez em que aparecerem no texto.

2.3. Divisões do texto: para facilitar a leitura e compreensão do conteúdo apresentado, o texto deve ser subdividido em itens, incluindo ou não subitens, os quais devem ser numerados (numeração progressiva).

2.4. Ilustrações: incluir preferencialmente ilustrações próprias que sintetizem aspectos do conteúdo e facilitem a compreensão do assunto, como uma linha do tempo ou esquema de fatos marcantes em determinado período. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%. Textos presentes em imagens devem ser legíveis com zoom de 100%.

2.5. Citações e referências: seguir a 7ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

2.6. Notas de rodapé: evitar a inclusão de notas de rodapé complementares ou explicativas, pois o texto do artigo desta seção deve ser explícito, completo, simples e legível ao seu público-alvo.