Turismo e sustentabilidade ambiental na comunidade de Barra Grande, Cajueiro da Praia, Piauí (PI)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.994Palavras-chave:
Turismo. Meio Ambiente. Políticas Públicas. Sustentabilidade. Indicadores.Resumo
A comunidade de Barra Grande, destino turístico localizado no município de Cajueiro da Praia, Piauí (PI), foi objeto de investigação deste estudo. O turismo nesta região cresceu gerando mudanças estruturais, sociais e ambientais. O objetivo da pesquisa foi analisar os impactos ambientais do turismo em Barra Grande considerando os Indicadores de Sustentabilidade Ambiental (ISA) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi realizado levantamento bibliográfico e documental sobre as políticas públicas de turismo e meio ambiente, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas com dezoito meios de hospedagem diagnosticando três indicadores: abastecimento de água, esgotamento sanitário, e coleta e destinação de resíduos sólidos, que mensuraram parâmetros de pressão (impactos) ao meio natural, qualificaram o estado desse meio e a existência de mecanismos de reposta na minimização dos impactos. A relevância científica consiste na análise da sustentabilidade, por meio de indicadores embasados no Modelo PER (Pressão-Estado-Resposta), adotado pela OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de modo a conduzir ações estratégicas para solucionar os problemas ambientais. Quanto aos resultados preliminares, percebeu-se, que as políticas apresentam parte das suas normatizações não empreendidas na prática. No tocante a coleta de campo nos meios de hospedagem, identificou-se que estes estão de acordo com dois dos parâmetros qualitativos avaliados, comprovando que o destino precisa melhorar quanto a sustentabilidade. Por fim, espera-se que os dados possam contribuir no planejamento turístico, além de construir elementos para subsidiar discussões, novas abordagens de pesquisa sobre a viabilidade e adesão de segmentos turísticos sustentáveis no contexto do estado do Piauí ou de outras regiões do Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).