Sistema de indicadores de sustentabilidade do desenvolvimento do turismo: um estudo de caso do município de Areia – PB

  • Nicole Cavalcanti Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Palavras-chave: Turismo. Indicadores de sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Areia – PB.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar o nível de sustentabilidade da atividade turística no município de Areia - PB, através de aplicação da metodologia do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade do Desenvolvimento do Turismo (SISDTur), proposto por Hanai (2009). A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, complementada por análise de dados secundários e observação não participante. Foram estabelecidos três estágios de critérios de análises dos dados: análise dos indicadores, onde os dados coletados foram tratados por meio de técnicas estatísticas: média, desvio-padrão e coeficiente de variação; análise das dimensões e análise global da sustentabilidade. Os resultados obtidos apontam que o município pesquisado apresenta-se parcialmente insustentável, comprovada pela faixa do padrão de sustentabilidade e insustentabilidade, pois das seis dimensões da sustentabilidade duas apresentaram-se em sustentabilidade intermediária, duas parcialmente insustentáveis e duas insustentáveis. Tal situação demanda novas e melhores formas de atuação dos gestores públicos na implementação de investimentos, planos e projetos que possam viabilizar a sua melhoria e contribuir com o desenvolvimento sustentável do turismo no município.

Biografia do Autor

Nicole Cavalcanti Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Recursos Naturais PPGRN/CTRN/UFCG. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). E-mail: nickolecavalcanti@gmail.com.
Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG. E vinculado ao departamento de Administração da UFCG. Professor Titular do curso de Administração da UFCG. E-mail: gacandido@uol.com.br.
Publicado
27-08-2016