Ecoturismo: As práticas na natureza e a natureza das práticas em Bonito, MS
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i1.94Palavras-chave:
Ecoturismo. Conservação Ambiental. Gestão Sustentável.Resumo
O município de Bonito é o precursor do desenvolvimento turístico da Serra da Bodoquena. A geologia, a geomorfologia e a hidrografia da região propiciam a formação de uma paisagem diferenciada, repleta de cavernas, cachoeiras, rios de águas límpidas e uma rica biodiversidade – atrativos para o ecoturismo. Partindo deste cenário, buscou-se responder o seguinte questionamento: como se dá a relação entre a produção e apropriação, do e pelo turismo, com a conservação da natureza em Bonito? O objetivo da pesquisa foi analisar a apropriação da natureza e a estrutura da atividade turística em Bonito, sob o ideário de ecoturismo – rotulado ao município – e com vistas à sustentabilidade ecológica. Para tanto, a pesquisa exploratória realizada incluiu levantamentos bibliográficos, documentais e de campo. Os resultados apresentam informações sobre o histórico, principais atrativos e fluxos de visitação do município. As discussões estão centradas nas contradições entre as práticas turísticas e o ideário de ecoturismo. As conclusões apresentam reflexões e questionamentos sobre o papel conservacionista do turismo, sobre a massificação e artificialização dos roteiros ecoturísticos e sobre as perspectivas futuras para o turismo em Bonito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).