A relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o desenvolvimento local: um estudo bibliométrico da produção científica

  • Cristina Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Cluster de turismo. Cluster de tecnologia. Inovação. Desenvolvimento local. Estudo bibliométrico.

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar a produção científica sobre a relação entre os clusters turismo e tecnologia (TourTech) no fomento do desenvolvimento local até o exercício de 2014 nas bases de dados Business Source Complete da Online Research Databases (EBSCO) e Leisure Tourism Database (CABI). Com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) a pesquisa fora classificada como descritiva quanto ao seu objetivo e bibliográfica com relação aos procedimentos utilizados. A estratégia adotada para a coleta de dados assume critérios bibliométricos e para análise dos dados aplicou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, os mais relevantes sinalizaram a existência de algumas possíveis lacunas teóricas a serem ainda desenvolvidas: a relação não só entre clusters de turismo e tecnologia para o desenvolvimento local, mas sim, da relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o fomento da inovação em prol do desenvolvimento local e; a relação entre o impacto mútuo causado pelos investimentos nos clusters de turismo e tecnologia individualmente, ou seja, o quanto o desenvolvimento de um cluster impacta no desenvolvimento do outro.

Biografia do Autor

Cristina Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutoranda em administração na linha produção e desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em administração em estratégia e desempenho organizacional pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Graduada em sistemas de informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Atuou como desenvolvedora e analista de software na área de tradução e integração de dados e fluxos financeiros pela Nexxera Tecnologia e Serviços S.A. Atualmente seu trabalho está centrado nas áreas de inovação, desenvolvimento local/regional, clusters de tecnologia, clusters de turismo, avaliação de desempenho, empreendedorismo inovadora partir de incubadoras de base tecnológica, sistemas de inovação e redes de cooperação. Revisora de periódico das Revistas E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial do Senai/SC, Estratégia & Negócios do Programa de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Revista de Administração Universidade Federal de Santa Maria, e Revista Temas de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP.
Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Santa Catarina . Foi Professora e Pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde coordenou o curso de mestrado em Administração de 2006 a 2011. Atualmente, é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Administração/CSE. Além disso, atua como Subcoordenadora no Programa de Pós Graduação em Administração. Seu trabalho está centrado na área de inovação, principalmente relacionado aos seguintes temas: estratégias para mudança e inovação, aprendizagem organizacional, e empreendedorismo. Revisora de periódicos, dentre os principais: RAC Eletrônica, RAUSP - Revista de Administração, RAE - Revista de Administração de Empresas e O&S - Organizações & Sociedade.
Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (Graduação em Biblioteconomia e arquivologia e Mestrado/Doutorado em Ciência da Informação), Orientador de Mestrado e Doutorado; Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004) e Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007); É Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência, Tecnologia e Informação - Research Group (ITI-RG) e do Grupo de Pesquisa de Informação Científica (InfoCient); Editor geral da revista Encontros Bibli; Membro do Conselho Editorial das revistas (i) El Profesional de la Información; (ii) Hipertext.net; (iii) Boletín Millares Carlo; Avaliador contínuo da Revista Interamericana de Bibliotecología, da Revista da ACB, da Revista RBBD, das edições 2011, 2012, 2013 e 2014 do Enancib no GT7, da revista InCID, da revista El Profesional de la Información, das 3ª e 4ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, daLiiNC em Revista, da edição de 2013 do CBBD e, da edição de 2012 do SNBU. É especialista na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação e Organização da Informação, atuando principalmente nos temas: Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria, librametrics e webometria) e da Documentação (Arquivometria), Base de Dados, Recuperação de Informação, Fontes de Informação, Mineração de Dados e Análise de Redes Sociais
Publicado
10-03-2016
Seção
Artigos