A relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o desenvolvimento local: um estudo bibliométrico da produção científica

Autores

  • Cristina Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.907

Palavras-chave:

Cluster de turismo. Cluster de tecnologia. Inovação. Desenvolvimento local. Estudo bibliométrico.

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar a produção científica sobre a relação entre os clusters turismo e tecnologia (TourTech) no fomento do desenvolvimento local até o exercício de 2014 nas bases de dados Business Source Complete da Online Research Databases (EBSCO) e Leisure Tourism Database (CABI). Com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) a pesquisa fora classificada como descritiva quanto ao seu objetivo e bibliográfica com relação aos procedimentos utilizados. A estratégia adotada para a coleta de dados assume critérios bibliométricos e para análise dos dados aplicou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, os mais relevantes sinalizaram a existência de algumas possíveis lacunas teóricas a serem ainda desenvolvidas: a relação não só entre clusters de turismo e tecnologia para o desenvolvimento local, mas sim, da relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o fomento da inovação em prol do desenvolvimento local e; a relação entre o impacto mútuo causado pelos investimentos nos clusters de turismo e tecnologia individualmente, ou seja, o quanto o desenvolvimento de um cluster impacta no desenvolvimento do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em administração na linha produção e desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em administração em estratégia e desempenho organizacional pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Graduada em sistemas de informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Atuou como desenvolvedora e analista de software na área de tradução e integração de dados e fluxos financeiros pela Nexxera Tecnologia e Serviços S.A. Atualmente seu trabalho está centrado nas áreas de inovação, desenvolvimento local/regional, clusters de tecnologia, clusters de turismo, avaliação de desempenho, empreendedorismo inovadora partir de incubadoras de base tecnológica, sistemas de inovação e redes de cooperação. Revisora de periódico das Revistas E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial do Senai/SC, Estratégia & Negócios do Programa de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Revista de Administração Universidade Federal de Santa Maria, e Revista Temas de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP.

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Santa Catarina . Foi Professora e Pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde coordenou o curso de mestrado em Administração de 2006 a 2011. Atualmente, é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Administração/CSE. Além disso, atua como Subcoordenadora no Programa de Pós Graduação em Administração. Seu trabalho está centrado na área de inovação, principalmente relacionado aos seguintes temas: estratégias para mudança e inovação, aprendizagem organizacional, e empreendedorismo. Revisora de periódicos, dentre os principais: RAC Eletrônica, RAUSP - Revista de Administração, RAE - Revista de Administração de Empresas e O&S - Organizações & Sociedade.

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (Graduação em Biblioteconomia e arquivologia e Mestrado/Doutorado em Ciência da Informação), Orientador de Mestrado e Doutorado; Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004) e Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007); É Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência, Tecnologia e Informação - Research Group (ITI-RG) e do Grupo de Pesquisa de Informação Científica (InfoCient); Editor geral da revista Encontros Bibli; Membro do Conselho Editorial das revistas (i) El Profesional de la Información; (ii) Hipertext.net; (iii) Boletín Millares Carlo; Avaliador contínuo da Revista Interamericana de Bibliotecología, da Revista da ACB, da Revista RBBD, das edições 2011, 2012, 2013 e 2014 do Enancib no GT7, da revista InCID, da revista El Profesional de la Información, das 3ª e 4ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, daLiiNC em Revista, da edição de 2013 do CBBD e, da edição de 2012 do SNBU. É especialista na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação e Organização da Informação, atuando principalmente nos temas: Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria, librametrics e webometria) e da Documentação (Arquivometria), Base de Dados, Recuperação de Informação, Fontes de Informação, Mineração de Dados e Análise de Redes Sociais

Downloads

Publicado

2016-03-10

Edição

Seção

Artigos