Influências das Políticas Públicas de Turismo nas Transações entre os Agentes: uma análise sob a ótica da ECT
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i2.87Palavras-chave:
Turismo. Políticas Públicas. Custos de Transação.Resumo
As políticas federais de turismo têm se pautado na articulação dos agentes locais. Porém, antes deste enfoque ser adotado nas políticas federais, Minas Gerais já o utilizava, por meio da Política de Circuitos Turísticos. Novas políticas provocam alterações nas transações entre os agentes de um setor. Por isso esse trabalho buscou verificar a influência da Política de Circuitos Turísticos nos comportamentos dos agentes e nas transações. A pesquisa demonstrou que a política de circuitos turísticos de Minas Gerais criou uma estrutura de governança, que possibilitou um aumento da freqüência das relações entre eles, reduziu a incerteza, o oportunismo e a possibilidade dos investimentos em ativos específicos serem perdidos. Por isso, nas regiões pesquisadas, acredita-se que a política de circuitos turísticos tenha contribuído para a redução dos custos de transação. Contudo, mudanças na gestão dos Circuitos e no comportamento dos agentes, ainda são necessárias para a redução significativa os custos de transação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).