Turismo y Patrimonio. Otredad e identidad
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.81Palavras-chave:
Patrimônio. Turismo. Alteridade. Identidade. Museus.Resumo
A proposta do artículo é analisar a metamorfose que pode ser observada nos museus na atualidade para propiciar uma melhor intereção com as comunidades locais e com os turistas. O museu passou a atender uma sociedade de massas onde o Turismo é um fato irreversível. Ontem, suas funções eram a de conservar e pesquisar; hoje promovem a difusão e a divulgação de manifestações representativas da multiculturalidade, chamando para si papéis comunicadores, educativos e lúdicos. O museu é a instituição que melhor reflete o valor triplo do Patrimônio: o formal que tem a ver com a estética, o simbólico significativo que tem a ver com as identidades e o de uso, que é o que mais tem a ver com o Turismo. É o olhar do outro em nós que nos leva à construção social do conceito de Patrimônio. Como fazer para que o museu gere um espaço de apropriação, reflexão e fruição e que as histórias que conta sejam compreendidas -nos seus interrelacionamentos a na sua heterogeneidade- por todos os visitantes e não apenas pelos privilegiados no campo intelectual e cultural?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).