Interação Empresários-Setor Público no Turismo: uma análise institucional e neocorporativista na cidade de Huelva (Espanha)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.760Palavras-chave:
Turismo, Interação, Setor Público, EmpresáriosResumo
Nos estudos na área do turismo temas como planejamento, participação da comunidade, descrição e avaliação de políticas são importantes e amplamente discutidos. Contudo, tendo em vista tanto a relevância dos empresários para o turismo e quanto a respectiva participação do setor público na provisão de infraestrutura, no financiamento de empreendimentos e na defesa interesses da sociedade civil relacionados ao turismo, são necessárias pesquisas que avancem na compreensão da interação dos empresários com o setor público. Por isso este trabalho tem como objetivo analisar a interação entre empresários de turismo e setor público, a partir de um estudo na cidade de Huelva, Espanha, destino que se encontra em sua fase inicial de organização e com expressiva interação do setor público com os empresários. A partir de um referencial teórico relacionando neocorporativismo, governança colaborativa e institucionalismo às políticas públicas de turismo foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas com três dos principais representantes do setor público e com sete dos principais empresários da cidade. Após a análise dos dados por meio da Teoria Fundamentada constatou-se que empresários e setor público sabem de sua interpendência, de forma que o setor público busca minimizar sua racionalidade limitada frente às questões do mundo empresarial, enquanto os empresários predominantemente defendem junto ao setor público a promoção do destino e infraestrutura. Por fim, as variáveis trajetória, atuação das associações, expectativa, e interação interna (entre empresários e entre organizações do setor público) também foram identificadas como relevantes na compreensão da interação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).