Interação Empresários-Setor Público no Turismo: uma análise institucional e neocorporativista na cidade de Huelva (Espanha)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.760Palavras-chave:
Turismo, Interação, Setor Público, EmpresáriosResumo
Nos estudos na área do turismo temas como planejamento, participação da comunidade, descrição e avaliação de políticas são importantes e amplamente discutidos. Contudo, tendo em vista tanto a relevância dos empresários para o turismo e quanto a respectiva participação do setor público na provisão de infraestrutura, no financiamento de empreendimentos e na defesa interesses da sociedade civil relacionados ao turismo, são necessárias pesquisas que avancem na compreensão da interação dos empresários com o setor público. Por isso este trabalho tem como objetivo analisar a interação entre empresários de turismo e setor público, a partir de um estudo na cidade de Huelva, Espanha, destino que se encontra em sua fase inicial de organização e com expressiva interação do setor público com os empresários. A partir de um referencial teórico relacionando neocorporativismo, governança colaborativa e institucionalismo às políticas públicas de turismo foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas com três dos principais representantes do setor público e com sete dos principais empresários da cidade. Após a análise dos dados por meio da Teoria Fundamentada constatou-se que empresários e setor público sabem de sua interpendência, de forma que o setor público busca minimizar sua racionalidade limitada frente às questões do mundo empresarial, enquanto os empresários predominantemente defendem junto ao setor público a promoção do destino e infraestrutura. Por fim, as variáveis trajetória, atuação das associações, expectativa, e interação interna (entre empresários e entre organizações do setor público) também foram identificadas como relevantes na compreensão da interação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).