Interação Empresários-Setor Público no Turismo: uma análise institucional e neocorporativista na cidade de Huelva (Espanha)

  • Bruno Martins Augusto Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Alfonso Vargas-Sánchez Universidad de Huelva
  • Huáscar Fialho Pessali Universidade Federal do Paraná.
Palavras-chave: Turismo, Interação, Setor Público, Empresários

Resumo

Nos estudos na área do turismo temas como planejamento, participação da comunidade, descrição e avaliação de políticas são importantes e amplamente discutidos. Contudo, tendo em vista tanto a relevância dos empresários para o turismo e quanto a respectiva participação do setor público na provisão de infraestrutura, no financiamento de empreendimentos e na defesa interesses da sociedade civil relacionados ao turismo, são necessárias pesquisas que avancem na compreensão da interação dos empresários com o setor público. Por isso este trabalho tem como objetivo analisar a interação entre empresários de turismo e setor público, a partir de um estudo na cidade de Huelva, Espanha, destino que se encontra em sua fase inicial de organização e com expressiva interação do setor público com os empresários. A partir de um referencial teórico relacionando neocorporativismo, governança colaborativa e institucionalismo às políticas públicas de turismo foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas com três dos principais representantes do setor público e com sete dos principais empresários da cidade. Após a análise dos dados por meio da Teoria Fundamentada constatou-se que empresários e setor público sabem de sua interpendência, de forma que o setor público busca minimizar sua racionalidade limitada frente às questões do mundo empresarial, enquanto os empresários predominantemente defendem junto ao setor público a promoção do destino e infraestrutura. Por fim, as variáveis trajetória, atuação das associações, expectativa, e interação interna (entre empresários e entre organizações do setor público) também foram identificadas como relevantes na compreensão da interação.

Biografia do Autor

Bruno Martins Augusto Gomes, Universidade Federal do Paraná
Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná. Doutorando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná.
Alfonso Vargas-Sánchez, Universidad de Huelva
Professor Catedrático de Organização de Empresas da Universidad de Huelva (Espanha). Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais na Universidad de Sevilla (Espanha).
Huáscar Fialho Pessali, Universidade Federal do Paraná.
Professor do Departamento de Economia e dos Programas de Pós-graduação em Políticas Públicas e em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Economia pela University of Hertfordshire (Inglaterra).
Publicado
19-11-2014
Seção
Artigos