Um olhar ético-crítico do turismo como objeto/ fenômeno intercultural de estudo
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.759Palavras-chave:
Interculturalidade, Pesquisa, Turismo.Resumo
A diversidade cultural é uma das características do mundo atual e apresenta oportunidades para novas abordagens na investigação social. O turismo como um objeto de estudo intercultural é uma questão que deve ser investigada por meio de pesquisas. Nesse contexto, o presente trabalho considera o turismo mais que um objeto de consumo, é primeiramente um fenômeno cuja possibilidade de ser analizado e interpretado está no significado e transcendência que o ser humano lhe dá como fenômeno. A finalidade da investigação é o estabelecimento de um grau de interdisciplinaridade entre os estudos de turismo e o mundo atual, rico em diveresidade cultural e fatos sociais complexos. O trabalho aborda três eixos principais: o primeiro relacionado ao plano da intercuturalidade como visão espistêmica do fenômeno do turismo. O segundo apresenta uma reflexão sobre o panorama ético crítico entre o turismo e a interculturalidade e; o terceiro propõe o turismo como fenômeno intercultural e ético. Conclui-se que o fenômeno do interculturalidade e do turismo são categorias que se correspondem em algum momento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).