A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.757Palavras-chave:
Marketing, Desenvolvimento sustentável, Imagem do destino turístico.Resumo
Na década de 1960 o turismo iniciou seu avanço enquanto setor econômico e passou a ser promovido em países em desenvolvimento como solução possível para alguns de seus problemas. Diante desse fato, o marketing começou a se tornar elemento-chave para o gerenciamento do turismo e do destino turístico, sendo necessárias estratégias bem elaboradas para trazer atratividade ao lugar, dada a intensificação da competitividade entre destinos turísticos. Entretanto, ao se considerar o sucesso do destino turístico no longo prazo, é preciso levar em conta a importância da sustentabilidade do lugar, adotando estratégias que tornem o destino turístico competitivo sem comprometer sua sobrevivência. Baseado nesses fatos, o estudo buscou verificar a relação existente entre o desenvolvimento sustentável e a imagem do destino turístico, de forma a contribuir para a tomada de ações estratégicas que favoreçam a competitividade do lugar. Realizou-se uma survey com 280 turistas, a partir da qual foram aplicadas análises estatísticas e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram a influência de forma direta e positiva do desenvolvimento sustentável sobre a imagem do destino turístico, confirmando sua relevância enquanto fator a ser considerado nas estratégias de marketing para a competitividade do lugar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).