Um olhar para o turismo residencial na ilha de Cozumel, México
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.742Palavras-chave:
Turismo Residencial, Cozumel, Mudança de residência, Impactos do turismo residencial.Resumo
O destino turístico de Cozumel tem experimentado nos últimos anos uma série de mudanças notórias devido aos diversos tipos de turismo que se desenvolvem na localidade. O turismo de cruzeiros e o de mergulho são os segmentos que se promoveram ao longo do tempo e nos últimos anos tem começado um impulso ao turismo desportivo. Ditos segmentos de mercado têm sido promotores do turismo residencial na ínsula, o qual não tem sido tema de análise académica, por isso, este documento pretende realizar uma aproximação ao estudo do tema, já que a revisão literária afirma que este tipo de turismo tem causado fortes impactos negativos de índole ambiental, económico e social para a comunidade receptora. Destacam-se vários actores sociais inmersos na análise, tais como a população residente, os novos residentes (principalmente estrangeiros), o governo e as empresas imobiliárias. Por médio da aplicação de um instrumento para a recopilación de dados e sua aplicação in situ, estabeleceu-se o panorama geral do desenvolvimento do turismo residencial em Cozumel, mas a complexidade do tema e a diversidade de variáveis para sua análise requerem de um esforço maior e multidisciplinario, pelo que o presente artigo prioriza sua atenção em três aspectos: a) a motivação dos estrangeiros por sua mudança de residência; b) o dano ao litoral pelas construções; e c) a divisão das formas de vida entre o habitante local e o novo residente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).