Ações privadas na construção de um destino turístico. Alojamentos boutique em Purmamarca, província de Jujuy, Argentina

Autores

  • Tania Porcaro Instituto de Geografía “Romualdo Ardissone”, FFyL, UBA.
  • Constanza Tommei Instituto de Arte Americano, FADU, UBA.
  • Alejandro Benedetti Instituto Interdisciplinario Tilcara y Departamento de Geografía”, FFyL, UBA.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.718

Palavras-chave:

Purmamarca, Patrimônio da Humanidade, Hotel boutique, Destino turístico.

Resumo

A localidade de Purmamarca, localizada na Quebrada de Humahuaca (Património da Humanidade, UNESCO, 2003), província de Jujuy, Argentina, tem experimentado uma transformação vertiginosa desde o final do século XX. Este processo está relacionado intrinsecamente com a promoção do turismo, gerada pela Nación e província, e por diferentes operadores privados, na escala regional e nacional, que teve nesta localidade de pouco mais de 800 pessoas, um dos principais centros de desenvolvimento. Embora seja uma aglomeração de baixa população estável, seu perfil mudou consideravelmente, redirecionando da agricultura camponesa com baixa produtividade para um centro de lazer e descanso de sectores sociais de alto poder aquisitivo, procedentes das grandes cidades do país. Este artigo é parte de uma série de obras que os autores têm publicado, interessados em analisar as transformações materiais e culturais que acontecem em ambos Purmamarca e Quebrada de Humahuaca, particularmente nos processos associados ao turismo. Neste caso, o objetivo é descrever o desenvolvimento dos novos alojamentos que influenciaram na transformação de Purmamarca e analisar suas vinculações com algumas das novas tendências internacionais da hospitalidade. Para isso, se estudaram as características e evolução dos alojamentos turísticos de Purmamarca, por meio de várias fontes, tais como sites web dos alojamentos, da autoridade provincial de turismo, brochuras de turismo, informação recolhida por pesquisa in situ e entrevistas, informação estatística e literatura acadêmica. Os resultados indicam que o crescimento na quantidade de alojamento turístico, desde o início da década de 2000, é muito elevado para esta pequena localidade. Estes alojamentos são caracterizados pela baixa capacidade, o tratamento personalizado, a oferta de serviços exclusivos, e são direcionados para um público seleto, muitos deles identificados como hotéis boutique. Estes alojamentos deixam sua marca em Purmamarca e participam nos processos de transformação da localidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Porcaro, T., Tommei, C., & Benedetti, A. (2014). Ações privadas na construção de um destino turístico. Alojamentos boutique em Purmamarca, província de Jujuy, Argentina. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 8(2), 301–325. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.718

Edição

Seção

Artigos