Tipos de turismo e as atitudes dos residentes: o caso de Ibiza

Autores

  • José Ramón Cardona Universidad de las Islas Baleares

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.704

Palavras-chave:

Ibiza, atitudes, residentes, produto turístico, comparação.

Resumo

Os tipos e formas de turismo e, sobretudo, a percepção e atitude dos turistas influenciar a forma como evoluem atitudes dos residentes. Mas a grande maioria dos estudos sobre as atitudes dos residentes discutiram o setor de turismo como um todo, com poucos casos que se concentram em um determinado tipo de oferta. O objetivo deste trabalho é analisar se os produtos de turismo com pior ou melhor avaliação. A principal diferença entre as duas pesquisas utilizadas é que em 2011 os efeitos da crise econômica são esperados. Os residentes consideram que há um conjunto de produtos muito aceitáveis (turismo rural e de natureza, turismo náutico, turismo esportivo, turismo cultural, conferências e feiras, turismo de sol e praia, etc.), produtos moderadamente aceitáveis (casas para alugar e segundos residências) e produtos problemáticos (golfe, clubbers e tudo incluído). Segmentando ver que a maioria tem avaliação muito positiva sobre as ofertas das questões (52,4%). Esta maioria pode ser dividida entre os partidários do tudo incluído (17%) e seus opositores (35,4%). Existe um grupo com posições partidárias, mas mais moderados e opondo-se aos tudo incluído, campos de golfe e turismo clubber (28%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ramón Cardona, Universidad de las Islas Baleares

Doctor en Economía de la Empresa. Miembro del Grupo de Investigación Dirección y Gestión de Empresas y Destinos Turísticos. Universidad de las Islas Baleares.

Publicado

2014-04-15

Edição

Seção

Artigos