Lazer e turismo: Visitas ao Observatório Abrahão de Moraes/IAG-USP (SP, Brasil)

  • Geny Brillas Tomanik
  • Airton José Cavenaghi UAM
Palavras-chave: Lazer, Turismo, Hospitalidade, Observatório Abrahão de Moraes/IAG-USP.

Resumo

Esta pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar as atividades de lazer e de turismo promovidas pelo Observatório Abrahão de Moraes (OAM), situado na região de Valinhos e Vinhedo (São Paulo, Brasil), que o consideram um atrativo turístico. As suas principais atividades são direcionadas às pesquisas científicas em astronomia e astrobiologia. Além disso, abre as suas portas ao público local e turistas, funcionando como relevante difusor de conhecimento astronômico. Objetiva-se, ainda, investigar a relevância do equipamento para a comunidade local, a sua visibilidade, além da hospitalidade ali exercida. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória com enfoque no lazer, turismo e hospitalidade, e também a coleta documental de dados nos sítios eletrônicos. A pesquisa qualitativa fundamenta-se em entrevistas pessoais entre membros selecionados da equipe do OAM; gestores locais das áreas de turismo e/ou cultura; residentes locais e visitantes. Conclui-se que o equipamento é um atrativo turístico e espaço de lazer com grande potencial a ser mais desenvolvido, em razão da sua reduzida visibilidade, e que o atendimento ao público é muito bem avaliado pelos visitantes.

Biografia do Autor

Geny Brillas Tomanik
Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi
Airton José Cavenaghi, UAM
Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor tempo integral da Universidade Anhembi Morumbi e Professor do Programa de Mestrado em Hospitalidade da mesma Instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, Brasil (século XIX), fotografia, iconografia e cartografia. Ministra aulas nas graduações de Turismo, Hotelaria e Eventos, na mesma Instituição de Ensino, nas áreas de Patrimônio, Antropologia (espaço, território e identidade) e História.http://lattes.cnpq.br/8415372088403504
Publicado
01-12-2012
Seção
Artigos