Lazer e turismo: Visitas ao Observatório Abrahão de Moraes/IAG-USP (SP, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.553Palavras-chave:
Lazer, Turismo, Hospitalidade, Observatório Abrahão de Moraes/IAG-USP.Resumo
Esta pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar as atividades de lazer e de turismo promovidas pelo Observatório Abrahão de Moraes (OAM), situado na região de Valinhos e Vinhedo (São Paulo, Brasil), que o consideram um atrativo turístico. As suas principais atividades são direcionadas às pesquisas científicas em astronomia e astrobiologia. Além disso, abre as suas portas ao público local e turistas, funcionando como relevante difusor de conhecimento astronômico. Objetiva-se, ainda, investigar a relevância do equipamento para a comunidade local, a sua visibilidade, além da hospitalidade ali exercida. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória com enfoque no lazer, turismo e hospitalidade, e também a coleta documental de dados nos sítios eletrônicos. A pesquisa qualitativa fundamenta-se em entrevistas pessoais entre membros selecionados da equipe do OAM; gestores locais das áreas de turismo e/ou cultura; residentes locais e visitantes. Conclui-se que o equipamento é um atrativo turístico e espaço de lazer com grande potencial a ser mais desenvolvido, em razão da sua reduzida visibilidade, e que o atendimento ao público é muito bem avaliado pelos visitantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).