Novos destinos / produtos do turismo para a região de Valparaíso, Chile. As novas rotas de turismo para a Reserva de la Biósfera La Campana - Peñuelas
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.540Palavras-chave:
Aptidão territorial, Destino MaB, Produto turístico da natureza e interesse especial, Reserva da Biosfera.Resumo
Produto da globalização e crescimento metropolitano, a demanda por áreas naturais é cada vez mais importante, tanto para a exploração econômica, o cenário de crescimento urbano e / ou reconhecimento de seu valor social e ambiental. Portanto, a gestão do espaço natural exige um olhar multi escalar territorial favorecendo a multifuncionalidade que integra os interesses dos vários intervenientes. É o que estamos a desenvolver sob a CORFO 08CTU01 Innova Projeto-08 "Novos Destinos / Produtos turismo de natureza e interesse especial para a Região de Valparaíso, Chile", executado pela Universidade Católica de Valparaíso, no período de 2008 - 2012. A aplicação de multicritério paradigma decisão abriu o caminho metodológico para lidar com o planejamento territorial, determinando o mais adequado para a localização das atividades / serviços para o turismo rural e da natureza. O modelo aplicado análise espacial com SIG permitiu quantificar o território com graus de aptidão para o turismo, que iria consolidar uma oferta, menos sensíveis à sazonalidade e ajudar a posicionar a Reserva da Biosfera (MAB) La Campana - Lago Peñuelas como um destino turístico emergente. Isso orienta a caracterização destino MaB e facilita a co-design e co-construção de novos produtos turísticos com base nas capacidades e uso dos territórios das aspirações locais, fortalecimento da gestão planeja Reservas MAB para garantir as populações, o desenvolvimento mais sustentável.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).