Novos destinos / produtos do turismo para a região de Valparaíso, Chile. As novas rotas de turismo para a Reserva de la Biósfera La Campana - Peñuelas

Autores

  • Rodrigo Figueroa Sterquel Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso, Chile Instituto de Geografia
  • Jorge Negrete Sepulveda Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso, Chile
  • Manuel Fuenzalida Díaz Universidad Alberto Hurtado, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.540

Palavras-chave:

Aptidão territorial, Destino MaB, Produto turístico da natureza e interesse especial, Reserva da Biosfera.

Resumo

Produto da globalização e crescimento metropolitano, a demanda por áreas naturais é cada vez mais importante, tanto para a exploração econômica, o cenário de crescimento urbano e / ou reconhecimento de seu valor social e ambiental. Portanto, a gestão do espaço natural exige um olhar multi escalar territorial favorecendo a multifuncionalidade que integra os interesses dos vários intervenientes. É o que estamos a desenvolver sob a CORFO 08CTU01 Innova Projeto-08 "Novos Destinos / Produtos turismo de natureza e interesse especial para a Região de Valparaíso, Chile", executado pela Universidade Católica de Valparaíso, no período de 2008 - 2012. A aplicação de multicritério paradigma decisão abriu o caminho metodológico para lidar com o planejamento territorial, determinando o mais adequado para a localização das atividades / serviços para o turismo rural e da natureza. O modelo aplicado análise espacial com SIG permitiu quantificar o território com graus de aptidão para o turismo, que iria consolidar uma oferta, menos sensíveis à sazonalidade e ajudar a posicionar a Reserva da Biosfera (MAB) La Campana - Lago Peñuelas como um destino turístico emergente. Isso orienta a caracterização destino MaB e facilita a co-design e co-construção de novos produtos turísticos com base nas capacidades e uso dos territórios das aspirações locais, fortalecimento da gestão planeja Reservas MAB para garantir as populações, o desenvolvimento mais sustentável.

Biografia do Autor

Rodrigo Figueroa Sterquel, Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso, Chile Instituto de Geografia

Dr. Rodrigo Figueroa Sterquel Jefe de Docencia Instituto de Geografia Laboratorios de Geografía del Turismo y de Gestión Integrada de las Zonas Costeras P. Universidad Catolica de Valparaiso Avda. Brasil 2241. Valparaiso, Chile.

Jorge Negrete Sepulveda, Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso, Chile

Director, Instituto de Geografia

Manuel Fuenzalida Díaz, Universidad Alberto Hurtado, Chile.

Doctor en Territorio, Medioambiente y Sociedad, Geógrafo, Departamento de Geografía,

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos