Novos destinos / produtos do turismo para a região de Valparaíso, Chile. As novas rotas de turismo para a Reserva de la Biósfera La Campana - Peñuelas

  • Rodrigo Figueroa Sterquel
  • Jorge Negrete Sepulveda
  • Manuel Fuenzalida Díaz
Palavras-chave: Aptidão territorial, Destino MaB, Produto turístico da natureza e interesse especial, Reserva da Biosfera.

Resumo

Produto da globalização e crescimento metropolitano, a demanda por áreas naturais é cada vez mais importante, tanto para a exploração econômica, o cenário de crescimento urbano e / ou reconhecimento de seu valor social e ambiental. Portanto, a gestão do espaço natural exige um olhar multi escalar territorial favorecendo a multifuncionalidade que integra os interesses dos vários intervenientes. É o que estamos a desenvolver sob a CORFO 08CTU01 Innova Projeto-08 "Novos Destinos / Produtos turismo de natureza e interesse especial para a Região de Valparaíso, Chile", executado pela Universidade Católica de Valparaíso, no período de 2008 - 2012. A aplicação de multicritério paradigma decisão abriu o caminho metodológico para lidar com o planejamento territorial, determinando o mais adequado para a localização das atividades / serviços para o turismo rural e da natureza. O modelo aplicado análise espacial com SIG permitiu quantificar o território com graus de aptidão para o turismo, que iria consolidar uma oferta, menos sensíveis à sazonalidade e ajudar a posicionar a Reserva da Biosfera (MAB) La Campana - Lago Peñuelas como um destino turístico emergente. Isso orienta a caracterização destino MaB e facilita a co-design e co-construção de novos produtos turísticos com base nas capacidades e uso dos territórios das aspirações locais, fortalecimento da gestão planeja Reservas MAB para garantir as populações, o desenvolvimento mais sustentável.
Publicado
01-12-2012
Seção
Artigos