ATITUDE E COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM UM DESTINO ECOLÓGICO: UM ESTUDO COM JOVENS DE ILHABELA (SP, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.534Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Destino ecológico, Meio ambiente, Sustentabilidade.Resumo
A preservação do meio ambiente vem sendo discutida há bastante tempo na mídia e no meio acadêmico. O objetivo deste trabalho foi verificar a atitude e o comportamento de jovens de uma estância ecoturística, quanto ao consumo ecologicamente correto. A pesquisa foi realizada com uma amostra probabilística de 143 estudantes de ensino médio de Ilhabela, cidade do litoral norte do Estado de São Paulo, que tem como uma das principais atividades econômicas o turismo ecológico. As análises realizadas apontam que a população pesquisada pode ser dividida em três grupos em relação à atitude e ao comportamento de consumo ecologicamente correto, os quais foram rotulados de “proativo”, de “indiferente” e de “negativo”; mostram, ainda, que 10 das 40 assertivas da escala utilizada para mensurar o fenômeno discriminam os grupos e geram uma função que permite a alocação preditiva adequada de 92,3% da população pesquisada. A maioria dos perfis considerados “proativos”, gerados a partir da combinação das variáveis “gênero”, “ano escolar que cursa” e “renda”, é formado por mulheres. Conclui-se que é imperativo trabalhar a questão da preservação ambiental junto aos jovens, pois apenas 21% da população foram considerados “proativos”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).