Os tempos da viagem para os idosos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.525Palavras-chave:
Turismo, Lazer, Envelhecimento, Sociabilidade.Resumo
O significativo aumento da população idosa no mundo vem suscitando o interesse de diversos campos do conhecimento. No que tange ao campo do Turismo é notória a discussão a respeito do envelhecimento, uma vez que os idosos se configuram como potenciais viajantes. Em face destas constatações, neste artigo propõe-se a discussão das vertentes que relacionam o envelhecimento ao turismo, do ponto de vista da melhoria da qualidade de vida do idoso, apresentando as peculiaridades da viagem para este público, explorando os tempos da viagem para o idoso, a partir dos resultados oriundos de uma investigação mais ampla. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com a aplicação de um roteiro semiestruturado para sete idosos que viajam com regularidade, realizou-se análise de conteúdo com os dados recolhidos. Os resultados apontaram para o papel que as viagens cumprem no cotidiano destes idosos, bem como indicaram desdobramentos importantes sobre o papel relevante dessas viagens para a sociabilidade destes indivíduos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).