Inovação e colaboração no turismo carioca: Primeiras evidências empíricas
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.505Palavras-chave:
Inovação, Colaboração, Turismo, Rio de Janeiro, Brasil.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a relação entre colaboração e inovação na indústria do turismo, a fim de verificar se os relacionamentos colaborativos entre firmas contribuem ao desenvolvimento de inovações. As informações foram coletadas por meio de uma survey realizada com representantes de organizações atuantes no turismo da cidade do Rio de Janeiro, destino particularmente interessante por ter sido escolhido como sede de grandes eventos, precisamente a Copa do Mundo da FIFA, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas por meio de técnicas estatísticas. Os resultados evidenciaram que os relacionamentos colaborativos entre as organizações pesquisadas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de inovações no turismo do destino pesquisado. A análise dos resultados evidenciou ainda o potencial latente de transformação do turismo carioca por meio de inovações ao se fortalecerem as parcerias identificadas nesta pesquisa no sentido de gerarem produtos com maior valor agregado e, ao mesmo tempo, com práticas de precificação coerentes a nível global.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).