O DESENVOLVIMENTO DA VITIVINICULTURA E AS POSSIBILIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE ROTEIROS ENOTURÍSTICOS NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM (SC, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.503Palavras-chave:
Região de São Joaquim, Vinhos de Altitude, Roteiros Enoturísticos.Resumo
Partindo da análise das origens e desenvolvimento da vitivinicultura na região de São Joaquim (SC), o presente artigo propõe roteiros enoturísticos para uma área da Serra Catarinense já reconhecida por sua experiência com o segmento de turismo no espaço rural, com base em seus recursos paisagísticos e climáticos. Visando a consecução desses objetivos são enfocados a introdução e o desenvolvimento da produção de vinhos finos, bem como da atividade turística na região. Apesar de a investigação ter como foco central os municípios de Bom Retiro, São Joaquim, Urubici e Urupema, onde se encontram as empresas vitivinícolas com vinhos lançados no mercado desde 2004, a área de abrangência da pesquisa inclui também os municípios de Bom Jardim da Serra e Lages, em razão do seu significado para o incremento de atividades ligadas ao turismo. Como base teórica fundamental é utilizada a categoria de formação sócio-espacial aliada à ideia de combinações geográficas que, na análise do espaço geográfico, considera o modo como se combinam, ao longo do tempo, os elementos físicos, biológicos e humanos. O interesse pela vitivinicultura de altitude, suas origens, evolução e panorama atual em Santa Catarina, decorre do entendimento de que essa realidade apresenta-se como um novo potencial a ser explorado pelo turismo, tendo em vista as características paisagísticas singulares das áreas produtoras, os novos parâmetros de articulação dos recursos disponíveis e as estratégias de competitividade que tem afetado o mercado global e nacional de vinhos. Assim, pois, o cultivo da uva e a produção de vinhos na região de São Joaquim representam uma alternativa para o incremento da oferta turística regional, a partir da definição e implantação de roteiros para a prática do enoturismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).