STAKEHOLDERS ANALYSIS: UM NOVO CAMPO DE PESQUISA NO TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.498Palavras-chave:
Stakeholders Analysis, Stakeholders no Turismo, Teoria de Stakeholders, Turismo, Estratégia.Resumo
O presente artigo buscou realizar um levantamento bibliográfico acerca dos trabalhos que versam sobre stakeholders analysis, bem como identificar possíveis temas de pesquisa na área do turismo. A pesquisa foi realizada em janeiro de 2010, utilizando-se da base de referências web of science, organizada de acordo com seu fator de impacto da publicação, focando no tema stakeholders analysis, onde foram encontrados 1.296 artigos, a partir desses foram selecionados os 200 mais relevantes (por fator de impacto), a qual foi feita uma análise prévia de seu conteúdo e separou aqueles que efetivamente abordavam aspectos teóricos da stakeholders analysis, perfazendo um rol de 51 artigos. Em relação a sua temática central, levantou-se: Meio Ambiente (13), Redes de Relacionamento (8), Tomada de Decisão (9), Políticas Públicas (6), Gestão de Projetos (4) e Revisão de literatura (11). Predomina nestes artigos a abordagem qualitativa com 42 (82%). Verifica-se o crescente interesse sobre a utilização da temática de stakeholders analysis, a partir de 2005 a periodicidade de publicação destes artigos foram intensificadas (39 artigos), demonstrando o potencial e maturidade da teoria. Também observou que existem diferentes abordagens teóricas de stakeholders analysis que podem ser exploradas em pesquisas no turismo, sendo encontrados 5 artigos abordando a temática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).