MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS: UMA TIPOLOGIA PARA O CONSUMIDOR EM AEROPORTOS

  • Jorge Brantes Ferreira Puc-Rio
  • Angilberto Sabino de Freitas Unigranrio
  • José Pedro Brilhante Rosa PUC-Rio
  • Renata Georgia Motta Kurtz PUC-Rio
  • Maria Luiza Azevedo de Carvalho PUC-Rio
Palavras-chave: Turismo e transporte, Aeroshopping, Travel retail, Motivadores de compra, Classificação de consumidores.

Resumo

De forma a aumentar as suas fontes de receita, os aeroportos assumem cada vez mais um papel de polo comercial. No entanto, eles se diferenciam do varejo tradicional pelas questões psicológicas e atmosféricas inerentes ao ato de viajar. Perante a escassez de estudos no Brasil voltados para o entendimento dos motivadores de compra nos aeroportos brasileiros, este estudo se propõe a investigar o comportamento de compras de passageiros brasileiros, pesquisando motivações de compra em aeroportos. Para tanto, 157 passageiros brasileiros do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) foram convidados a participar de uma survey elaborada com base nas variáveis e constructos sugeridos por Geuens, Vantomme e Brengman (2004). Os resultados revelaram quatro dimensões de motivação de compra: duas delas ligadas às características de um aeroporto – Atmosféricas e Relacionadas ao Aeroporto – e outras duas comuns ao comportamento tradicional de compra – Social e Funcional. Baseado nas dimensões reveladas, os passageiros brasileiros foram classificados em quatro tipos distintos de consumidores: Consumidor Interativo, Consumidor Egocêntrico, Consumidor Tradicional e Consumidor Apático/Indiferente.

Biografia do Autor

Jorge Brantes Ferreira, Puc-Rio
Graduação em Engenharia Elétrica e Doutor em Administração pelo COPPEAD. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Puc-Rio.
Angilberto Sabino de Freitas, Unigranrio
Graduação em Engenharia de produção e Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.
José Pedro Brilhante Rosa, PUC-Rio
Graduação em Administração pela Puc-Rio.
Renata Georgia Motta Kurtz, PUC-Rio
Graduação em Psicologia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.
Maria Luiza Azevedo de Carvalho, PUC-Rio
Graduação em Administração. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.
Publicado
21-04-2012
Seção
Artigos