ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL: A PRODUÇÃO ACADÊMICA DE DISSERTAÇÕES E TESES (2000-2009)

Autores

  • Juliana Ribeiro de Lima
  • Mirian Rejowski Universidade Anhembi Morumbi.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i3.462

Palavras-chave:

Turismo. Ensino superior. Produção científica. Dissertações e teses. Brasil.

Resumo

Pesquisa exploratório-descritiva, de caráter documental, acerca das dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre ensino superior em Turismo no Brasil. Foi realizada uma consulta a bancos de dissertações e teses, e de sites de instituições de ensino superior, reunindo uma amostra de 45 pesquisas, produzidas de 2000 a 2009, cujos títulos, resumos e palavras-chave foram registrados em formulário do Microsoft Access. Apresenta o mapeamento e a análise das dissertações e teses, a partir da sua caracterização geral, temática e abrangência espacial. A maioria das pesquisas é de dissertações de mestrado, de autoria de pesquisadoras com graduação em Turismo e que atuam como docentes em instituições de ensino superior. Em relação aos temas abordados, os cursos de graduação (bacharelados) em Turismo foram os mais estudados com uma interessante cobertura temática, embora quase sempre pontual, com maior concentração sobre a formação profissional. As poucas pesquisas sobre os cursos de pós-graduação oferecem análises aprofundadas fundamentadas em referencial teórico-metodológico da Educação e da Ciência da Informação. A falta de padronização e fragilidade das palavras-chave indica a premência da utilização de vocabulários controlados em Turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ribeiro de Lima

Bacharel em Turismo pela Universidade de Sorocaba (UNISO), Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo SENAC/SP e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi.

Bacharel em Turismo, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação, e Livre Docente em Teoria do Lazer e do Turismo pela USP. Professora titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

2012-03-15

Como Citar

Lima, J. R. de, & Rejowski, M. (2012). ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL: A PRODUÇÃO ACADÊMICA DE DISSERTAÇÕES E TESES (2000-2009). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 5(3), 406–432. https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i3.462

Edição

Seção

Artigos