ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL: A PRODUÇÃO ACADÊMICA DE DISSERTAÇÕES E TESES (2000-2009)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i3.462Palavras-chave:
Turismo. Ensino superior. Produção científica. Dissertações e teses. Brasil.Resumo
Pesquisa exploratório-descritiva, de caráter documental, acerca das dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre ensino superior em Turismo no Brasil. Foi realizada uma consulta a bancos de dissertações e teses, e de sites de instituições de ensino superior, reunindo uma amostra de 45 pesquisas, produzidas de 2000 a 2009, cujos títulos, resumos e palavras-chave foram registrados em formulário do Microsoft Access. Apresenta o mapeamento e a análise das dissertações e teses, a partir da sua caracterização geral, temática e abrangência espacial. A maioria das pesquisas é de dissertações de mestrado, de autoria de pesquisadoras com graduação em Turismo e que atuam como docentes em instituições de ensino superior. Em relação aos temas abordados, os cursos de graduação (bacharelados) em Turismo foram os mais estudados com uma interessante cobertura temática, embora quase sempre pontual, com maior concentração sobre a formação profissional. As poucas pesquisas sobre os cursos de pós-graduação oferecem análises aprofundadas fundamentadas em referencial teórico-metodológico da Educação e da Ciência da Informação. A falta de padronização e fragilidade das palavras-chave indica a premência da utilização de vocabulários controlados em Turismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).