O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO SALTO VENTOSO (FARROUPILHA/RS)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i3.454Palavras-chave:
Turismo. Impacto Ambiental. Geotecnologias. Salto Ventoso. Farroupilha (RS, Brasil).Resumo
O presente artigo objetiva realizar o levantamento dos impactos ambientais resultantes da visitação em um atrativo turístico, por meio do uso de ferramentas de geotecnológicas. O local de estudo foi o Salto Ventoso, localizado no município de Farroupilha no Rio Grande do Sul, que se caracteriza por ser um atrativo turístico de grande importância para a região. No local, que é uma área particular, a atração é uma cascata de 60 metros e sua paisagem cênica; além disso, os visitantes podem realizar uma caminhada pela trilha que passa por trás da cascata. A trilha foi mapeada, utilizando-se GPS (Sistema de Posicionamento Global), teodolito e fita métrica, e dividida em doze trechos, nos quais foram avaliados: declividade, largura, danos aos recursos naturais e infraestrutura, problemas de drenagem, número de trilhas não oficiais e quantidade de lixo. Os resultados demonstraram que o local apresenta uma série de impactos ambientais resultantes da falta de planejamento e da grande quantidade de visitantes. Algumas estratégias para manejo do local seriam a instalação de infraestrutura de sinalização e segurança, assim como um trabalho de sensibilização ambiental dos visitantes quanto aos impactos gerados por eles no local.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).