PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO PARNAIBANA E O COMPLEXO PORTO DAS BARCAS
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i2.413Palavras-chave:
Turismo. Turismo Cultural. Patrimônio histórico-cultural. Complexo Porto das Barcas.Resumo
A atividade turística assume um papel muito importante dentro da sociedade. Além de proporcionar desenvolvimento através da geração de emprego e renda pode se tornar um grande incentivador da cultura e, por conseguinte valorização do patrimônio histórico cultural de um povo. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a sensibilização e a valorização histórico-cultural que a população parnaibana atribuiu ao Porto das Barcas, bem como caracterizar o nível de conhecimento sobre sua história, para que então se entenda a razão do abandono, fenômeno cada vez mais crescente no local. Como forma de alcançar a esses objetivos, usou-se um conjunto de procedimentos para aplicar no objetivo da pesquisa, podendo destacar entre eles, entrevistas informais, utilizadas para ampliar o conhecimento sobre o assunto e questionários com perguntas abertas e fechadas, que visam uma avaliação da população local, do poder público e privado, acerca do Porto das Barcas. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica, observação e estudo de caso, pesquisa quantitativa e qualitativa, assim como a análise SWOT para poder avaliar o objeto de estudo. Portanto, após as análises foram observados que a população de Parnaíba/PI ainda não despertou para a importância de seu patrimônio, esta observação é caracterizada pelo desinteresse da mesma em participar de projetos de revitalização do centro histórico, sendo assim tem-se como propostas a implantação de uma educação patrimonial além de um museu fotográfico que possibilite ao parnaibano interagir com o Porto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).