ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i1.406Palavras-chave:
Hotelaria. Educação. Aprendizagem multicultural. Aprendizagem monocultural. Ensino superiorResumo
Pesquisa exploratória sobre o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de identificar a natureza do ensino superior no contexto de uma sala de aula monocultural, como parte de um estudo mais amplo envolvendo ambientes multiculturais no Instituto de Educação Superior de Glion (Suíça). Com base em fundamentos teóricos do sense making, e a partir de observações em salas de aula e grupos focais com alunos do curso de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, descreve e analisa os resultados em cinco categorias interpretativas: vocação profissional, experiência de mercado, estratégias de ensino, aprendizagem e processo, e vínculo. Destaca que os alunos questionam a ação pedagógica do professor de forma atuante e crítica. Conclui que se evidencia maior maturidade dos alunos em relação à figura do professor e as expectativas geradas por este processo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).