ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE

  • Karin Decker Universidade Anhembi Morumbi
  • Airton José Cavenaghi Universidade Anhembi Morumbi
  • Roberta Leme Sogayar Universidade Anhembi Morumbi
  • Roseane Barcellos Marques Sousa Universidade Anhembi Morumbi
  • Thaís Funcia Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Hotelaria. Educação. Aprendizagem multicultural. Aprendizagem monocultural. Ensino superior

Resumo

Pesquisa exploratória sobre o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de identificar a natureza do ensino superior no contexto de uma sala de aula monocultural, como parte de um estudo mais amplo envolvendo ambientes multiculturais no Instituto de Educação Superior de Glion (Suíça).  Com base em fundamentos teóricos do sense making, e a partir de observações em salas de aula e grupos focais com alunos do curso de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, descreve e analisa os resultados em cinco categorias interpretativas: vocação profissional, experiência de mercado, estratégias de ensino, aprendizagem e processo, e vínculo. Destaca que os alunos questionam a ação pedagógica do professor de forma atuante e crítica. Conclui que se evidencia maior maturidade dos alunos em relação à figura do professor e as expectativas geradas por este processo.

Biografia do Autor

Karin Decker, Universidade Anhembi Morumbi
Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Email
Airton José Cavenaghi, Universidade Anhembi Morumbi
Doutor em História Social (FFLCH-USP); Professor Pesquisador do Mestrado em Hospitalidade (UAM-SP).
Roberta Leme Sogayar, Universidade Anhembi Morumbi
Especialista em Administração de Turismo, Parques e Lazer (Western Illinois University) e Mestre em Hospitalidade (UAM-SP).
Roseane Barcellos Marques Sousa, Universidade Anhembi Morumbi
Mestre em Economia Política PUC-SP.
Thaís Funcia, Universidade Anhembi Morumbi
Mestre em Hospitalidade (UAM-SP).
Publicado
01-01-2011
Seção
Artigos