MAPA COMO MEDIADOR NA INTERPRETAÇÃO DO TERRITÓRIO: O CASO DE OURO PRETO (MG, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.387Palavras-chave:
Turismo, Cartografia, Mapas turísticos, Símbolos, Ouro Preto (MG, Brasil).Resumo
O turismo é um fenômeno econômico, político, social e cultural que deve ser estudado de modo especial pela cartografia, através da sistematização de uma cartografia do turismo, na qual o mais importante não é somente projetar símbolos para compor a legenda, e sim refletir sobre como esta deve ser organizada, a fim de expor claramente o raciocínio correto sobre o fenômeno, comunicando a verdadeira informação ao público que se utiliza desses mapas. Assim, buscou-se entender as possíveis deficiências e facilidades de interação dos turistas com os mapas turísticos de Ouro Preto-MG. Para tanto, o trabalho consistiu de referências e discussões teóricas que foram seguidas por uma análise de três diferentes mapas turísticos disponíveis sobre Ouro Preto, onde foi realizado o levantamento desses, sua abrangência e locais de divulgação. Com isto, esperou-se contribuir com a discussão sobre o mapa enquanto elemento mediador das experiências turísticas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).