CRÔNICA DE EVENTOS - VII SEMINÁRIO ANPTUR 2010

Autores

  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi
  • Susana de Araújo Gastal Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i1.361

Palavras-chave:

ANPTUR. VII Seminário ANPTUR 2010. Ética. Produção Científica.

Resumo

O VII Seminário ANPTUR 2010 foi realizado em 20 e 21 de setembro de 2010 e discutiu o tema Ética: Produção e Difusão da Pesquisa em Turismo. O objetivo principal foi o de disseminar os resultados de pesquisas concluídas ou em andamento como contribuição ao avanço do conhecimento científico do Turismo e áreas afins. Além disso, teve o propósito de reunir a comunidade científica da área para análise e discussão das questões éticas implicadas na produção e divulgação da pesquisa, para que o crescimento e consolidação acadêmica do campo do Turismo, Hospitalidade, Lazer e área afins venha acompanhado da necessária seriedade e profundidade em termos teóricos e metodológicos bem como pelo respeito para com os pares.

Houve 245 participantes, sendo a maioria (62,5%) de autores de trabalhos, portanto pesquisadores, mestres, doutores, docentes e/ou discentes de programas de pós-graduação stricto sensu. Todos os coordenadores dos Programas filiados à ANPTUR estavam presentes ou se fizeram representar. Estiveram representadas 75 Instituições e Entidades, de 24 Estados Brasileiros, além do Distrito Federal, bem como 8 instituições do exterior, de 7 países diferentes. A sétima edição do Seminário ANPTUR foi marcada pelo esforço de organização e estruturação do evento quanto ao seu caráter científico, a partir de um trabalho conjunto da Diretora Executiva da Associação e também de todos os seus membros efetivos e associados. Os resultados obtidos demonstram que a comunidade científica em Turismo já adota uma postura científica, crítica e reflexiva no desenvolvimento das pesquisas, as quais vêm contribuindo ao avanço do conhecimento científico e suas aplicações na realidade turística brasileira, priorizando a sustentabilidade, a responsabilidade social, a interdisciplinaridade e a ética. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), especialização em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduação em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980). Sócia-gerente da FerWa Consultoria, dedicada a planejamento estratégico e a desenvolvimento de programas de treinamento. Tem experiência na área de Turismo, em especial em mercados da América Latina, com ênfase em Gestão de Meios de Hospedagem e nos seguintes temas: hotelaria, planejamento estratégico, turismo, turismo de negócios e inovação. É docente desde 1981 e coodena, desde fevereiro de 2009, a equipe do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. É diretora presidente da ANPTUR e presidente de MPI Brazil Chapter.

Susana de Araújo Gastal, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Doutor Adjunto 3 , Pesquisador e Orientador do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul e Professor Adjunto do Curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do RS. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Cultura e Turismo, com ênfase em Jornalismo Especializado Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, pesquisa em turismo, pós-modernidade, imaginário, turismo cultural e história do turismo e das viagens. Coordenou o NP Comunicação, Turismo e Hospitalidade da Intercom, entre 2005-2008;coordena o GT Produção Simbólica do Semintur. É diretor científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)

 

Downloads

Publicado

2011-05-26

Como Citar

Wada, E. K., & Gastal, S. de A. (2011). CRÔNICA DE EVENTOS - VII SEMINÁRIO ANPTUR 2010. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 5(1). https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i1.361

Edição

Seção

Eventos