TAM LINHAS AÉREAS NO TWITTER: CANAL DE COMUNICAÇÃO OU REDE SOCIAL?

Autores

  • Cynthia Harumy Watanabe Corrêa Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i3.359

Palavras-chave:

Transportes e Turismo. TAM Linhas Aéreas. Comunicação. Rede Social. Twitter. Brasil.

Resumo

A pesquisa aborda a apropriação social das Tecnologias da Informação e Comunicação pelo setor de aviação brasileiro, mediante um estudo de caso das estratégias comunicacionais da TAM Linhas Aéreas no site da rede social Twitter. A TAM é uma empresa líder no mercado doméstico brasileiro e que aos poucos conquista seu espaço no Mercosul. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório, baseada na Análise de Conteúdo das mensagens enviadas ao perfil da companhia no Twitter, com o objetivo de verificar se há de fato a consolidação de uma rede social entre a TAM e os seus seguidores. Foram analisadas todas as mensagens publicadas desde o dia 3 de julho de 2009, data da primeira postagem no perfil da empresa, até o dia 31 de janeiro de 2010. Entre os assuntos divulgados, prevaleciam os de caráter informativo e promocional. O estudo conclui que, no âmbito do Twitter, a TAM ainda não atingiu um grau elevado de interação social com os seus seguidores, predominando mensagens voltadas para ações de marketing promocional.

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Biografia do Autor

Cynthia Harumy Watanabe Corrêa, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Bacharelado em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

Corrêa, C. H. W. (2010). TAM LINHAS AÉREAS NO TWITTER: CANAL DE COMUNICAÇÃO OU REDE SOCIAL?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 4(3). https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i3.359

Edição

Seção

Artigos