TRABALHO, TURISMO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i3.295Palavras-chave:
Turismo Rural. Trabalho. Desenvolvimento Local. Pernambuco. Brasil.Resumo
Este texto tem como objetivo principal analisar a situação dos trabalhadores rurais do Engenho Itamatamirim, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Esses trabalhadores, que são ex-canavieiros vêm sendo submetidos a uma jornada de trabalho que combina a atividade agrícola com o turismo rural. Por isso, busca identificar as mudanças produzidas por essa experiência nos campos do trabalho e da vida desses híbridos de agricultores e trabalhadores de turismo rural. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas técnicas combinadas de coleta de dados, como: entrevista semi-estruturada e uso da história oral. Os resultados dessa investigação demonstraram as transformações processadas nos campos do trabalho e da vida que os ex-canavieiros do Engenho Itamatamirim tiveram nas formas de participação política, no uso do tempo livre, no lazer, no acesso às novas tecnologias da comunicação e da informação e nas aspirações para o futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).